Após mais de 160.000 visitantes, mostra de fotos de Eduardo Viveiros de Castro será prorrogada até 2016
A mostra inédita, que tem curadoria do escritor e crítico literário Eduardo Sterzi e da escritora e crítica de arte Veronica Stigger, apresenta cerca de 400 registros fotográficos feitos pelo antropólogo, cuja produção teórica, desenvolvida a partir de meados da década de 90, possui notável influência em outros campos do conhecimento, como estética, teoria literária, filosofia política, filosofia do direito e artes.
A exposição reúne fotos de dois momentos da trajetória de Viveiros de Castro.
Há fotografias feitas na década de 70, quando ele trabalhava próximo ao cineasta Ivan Cardoso, de quem foi fotógrafo de cena e também roteirista. Nesta série há os stills de filmes de Cardoso e fotos de alguns artistas decisivos para a cultura brasileira contemporânea, como Hélio Oiticica e Waly Salomão.
Nas imagens feitas a partir de meados dos anos 70 até o início dos 90 encontramos os registros realizados entre os índios Araweté, Yanomami, Yawalapiti e Kulina. Aqui já temos o antropólogo, que teve na fotografia uma importante ferramenta de pesquisa.
Composta por quatro núcleos temáticos, a exposição agrupa fotografias que se aproximam seja pelo tema, seja pelas similaridades formais. Não são núcleos estanques; pelo contrário, são fluidos, imbricam-se uns nos outros, estabelecem diálogos e, sobretudo, questionamentos dialéticos entre si.
VARIAÇÕES DO CORPO SELVAGEM: Eduardo Viveiros de
Castro, fotógrafo
Curadoria: Eduardo Sterzi e Veronica Stigger
Projeto expográfico: Pedro Mendes da Rocha
Visitação: prorrogada até 17/1/2016
No Sesc Ipiranga
Terça a sexta, das 7h30 às 21h30
Sábados, das 10h às 21h30
Domingos e feriados, das 10h às 17h30
No Parque da Independência
Todos os dias, das 7h30 às 20h
Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga
Telefone para informações: (11) 3340-2000
www.sescsp.org.br/ipirangaNão temos estacionamento
Acesso para deficientes físicos
Bilheteria – Terça a sexta, das 12h às 21h; sábados, das 10h às 21h30; domingos e feriados, das 10h às 18h
Nenhum comentário