AVEC e Cineplus promovem mostra de documentários paranaenses
Seis documentários entram em cartaz nos cinemas do Shopping Jardim das Américas
Os filmes são O Corte do Alfaiate (2011, 71 min.) de João Castelo Branco, que trata sobre a prática da alfaiataria, um ofício em extinção pela falta de mão de obra especializada. A Gente (2013, 89 min) do premiadíssimo diretor Aly Muritiba, que acompanha o dia-a-dia de um agente penitenciário. “A Gente encerra a Trilogia do Cárcere, que venho desenvolvendo desde 2011, e que se inicia com A Fábrica (curta de ficção vencedora de mais de 60 prêmios em festivais e semifinalista no Oscar 2013), continua com Pátio (curta documentário vencedor do É Tudo Verdade e selecionado para Semana da Crítica de Cannes)”, pontua Muritiba.
Com uma temática próxima volta a cartaz Cativas, Presas Pelo Coração (2013, 77 min) de Joana Nin, que relata a história de sete mulheres livres e apaixonadas por presidiários, elas vivem as limitações do relacionamento e a esperança de um dia constituir uma família do lado de fora. Já Um Olhar para a Escuridão (2014, 52 min) de Cristiane Lemos, apresenta testemunhos de cinco personagens de diferentes idades e cultura, mas com um denominador comum: a cegueira. São pessoas comuns que amam, cantam, casam, estudam, trabalham, viajam, fazem esportes e dão os seus recados para quem quiser ouvir.
Completam a Mostra Santa Teresa (2014, 64 min), de Eduardo Baggio, que revela ao público o drama das colônias de isolamento que foram utilizadas para manter reclusos centenas de milhares de doentes de hanseníase nos anos 30 e 40 do século passado. No Brasil, centenas deles ainda permanecem nessas instituições, para onde foram levados compulsoriamente a partir de uma política pautada no preconceito histórico. E João Baptista da Luz dos Pinhas (2012,89 min), de Estevan Silveira, documentário sobre o cineasta João Batista Groff (1897-1970) pioneiro na documentação de fatos históricos e eventos ocorridos no Brasil entre 1920 e 1950. Groff realizou os principais registros sobre a Curitiba do início do Séc. XX.
São seis filmes que traçam um panorama da produção paranaense de documentários desta meia década. Uma ótima oportunidade para quem quiser conhecer o talento dos nossos cineastas e um pouco da nossa história. Ingresso a R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).
Serviço
Mostra de Documentários Paranaenses
Endereço: Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63, Jardim das Américas, Curitiba
2º piso do Shopping Jardim das Américas
Nenhum comentário