Últimas

IBGC lança 5ª edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa


Em linha com o contexto atual da economia e do cenário político nacional, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) lança a 5ª edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, revisada e atualizada.

Considerado documento central e de maior importância para o Instituto e com reconhecida relevância para o mercado, o Código visa orientar as organizações, por meio de recomendações e fundamentos, quanto às boas práticas de Governança. Nesta edição, o IBGC buscou diminuir a tendência ao checklist e trazer mais reflexão, tornando a publicação menos prescritiva.

Como nas edições anteriores, o IBGC ouviu as partes interessadas ao realizar duas consultas públicas e uma audiência restrita. Na consulta pública final, o IBGC recebeu aproximadamente 900 comentários. “O Instituto conta com muitos stakeholders com diferentes visões, o que permitiu a pluralidade do documento. Ouvimos membros de órgãos reguladores, conselheiros, agentes de mercado, juristas, acadêmicos, entre outros. Essa diversificação está presente no Código, coerente com a nossa realidade atual”, explica Eliane Lustosa, membro do Conselho de Administração do IBGC e coordenadora dos trabalhos de revisão do Código.

Nesta edição, como diferencial das atualizações anteriores, a redação do Código separa as recomendações dos fundamentos. Desta maneira, permite que a companhia possa refletir a prática e analisar como determinada recomendação gera valor para a organização caso seja praticada de fato.

Outra novidade é a inserção no documento do tema da externalidade, que trata dos impactos positivos e negativos que a empresa pode gerar a terceiros, seja de forma ambiental, social ou no âmbito da Governança.

O lançamento da 5ª Edição do Código ocorreu durante o 16º Congresso de Governança Corporativa, evento que também marcou a comemoração dos 20 anos do IBGC. Na ocasião, Eliane Lustosa fez uma apresentação para explicar as principais mudanças na publicação e como isso poderá influenciar no futuro das melhores práticas. Para mais informações, acesse: http://www.ibgc.org.br/16congresso/.

Sobre o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC)

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) é uma entidade sem fins lucrativos de atuação nacional e internacional, que tem como meta a busca pela excelência em Governança nas mais diversas formas de organização.

O IBGC promove cursos de capacitação para conselheiros, executivos, acionistas e profissionais liberais das mais diversas áreas. Os treinamentos também são realizados no formato in company, sendo ministrados sob demanda por instrutores do IBGC nas empresas solicitantes.

Também são promovidos anualmente fóruns, palestras, congresso anual e networking entre profissionais, além da produção de publicações e pesquisas. O Instituto conta, ainda, com o Programa de Certificação para Conselheiros de Adminsitração e Conselheiros Fiscais, que permite ao participante adquirir mais conhecimento sobre um conjunto de temas necessários para o seu bom desempenho dentro das organizações. Ao obter essa certificação, o conselheiro passa a integrar o Banco de Conselheiros Certificados do IBGC.

Com sede em São Paulo, o IBGC atua regionalmente por meio de sete Capítulos, localizados no Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Atualmente, hospeda as atividades da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, uma rede global que busca fomentar a adoção das boas práticas nas organizações. Ainda no âmbito internacional, o IBGC integra a rede de Institutos de Gobierno Corporativo de Latino América (IGCLA) e Global Network of Director Institutes (GNDI), grupo que congrega institutos de Governança ao redor do mundo.

Neste ano de 2015, o Instituto completa 20 anos e promove uma série de eventos para comemorar sua trajetória, que visa contribuir para o desempenho sustentável e influencia os agentes da sociedade no sentido de mais transparência, justiça e responsabilidade.

Para mais informações, consulte o site www.ibgc.org.br.

Nenhum comentário