Últimas

GSMA apoia decisões para garantir o futuro da internet móvel

GSMA ELOGIA ATRIBUIÇÃO DE ESPECTRO ADICIONAL PARA A BANDA LARGA MÓVEL NA CMR-15


Genebra, 2 de dezembro: John Giusti, diretor de Regulamentação da GSMA, comentou sobre o resultado da Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2015 (CMR-15), realizada no âmbito da União Internacional das Telecomunicações (UIT), e a sua identificação de espectro adicional para apoiar os serviços móveis da próxima geração:

“Apoiamos as decisões tomadas na CMR-15 para identificar espectro adicional essencial a fim de garantir o futuro da internet móvel. Depois de semanas de intensas negociações, os governos chegaram a um acordo de três novas faixas harmonizadas a nível mundial, o que representa um grande passo para atender à crescente demanda dos cidadãos do mundo inteiro no que diz respeito à banda larga móvel. A harmonização global de espectro pela CMR é o fator chave que gera economias de escala necessárias para poder proporcionar banda larga móvel de baixo custo para os consumidores ao redor do mundo.

“A GSMA aplaude o forte apoio dos governos de todas as regiões para a harmonização global de 200MHz da banda C (3,4-3,6GHz) com o intuito de atender aos requisitos de capacidade em áreas urbanas1. Também estamos satisfeitos com a decisão de harmonizar globalmente a banda L (1427-1518MHz), que proporciona uma combinação ideal das atribuições de cobertura e capacidade.

“A CMR-15 também tomou a decisão de expandir a faixa de 700MHz (694-790MHz), passando de uma faixa harmonizada a nível regional nas Américas e Ásia-Pacífico para uma faixa global. Com a finalidade de poder disponibilizar este espectro na Europa, Oriente Médio e África, os governos deram um passo importante na melhoria do alcance dos serviços essenciais de banda larga móvel.

“A GSMA elogia a visão demonstrada por muitos países que buscam a flexibilidade para utilizar a faixa abaixo de 700MHz (especialmente 610-694/698MHz) para banda larga móvel. Não apenas os serviços de televisão transmitidos na faixa podem ser disponibilizados com muito mais eficiência usando menos espectro, mas a realidade é que os hábitos de consumo estão em evolução à medida que os conteúdos de vídeo são cada vez mais acessados através de dispositivos móveis. Permitir tanto a radiodifusão quanto a banda larga móvel nessaa faixa, dá a estes governos a capacidade de responder às novas necessidades dos seus cidadãos.

“A faixa abaixo de 700MHz está disponível para a banda larga móvel em mercados que cobrem mais da metade da população das Américas e, além disso, vários mercados importantes dentro do subcontinente indiano anunciaram a intenção de utilizar parte dessa faixa. Essa decisão da CMR-15 representa um marco significativo para impulsionar a harmonização global.

“Olhando mais adiante, reconhecemos o acordo assinado na CMR-15 para um novo item da agenda da CMR-19, a fim de identificar faixas acima de 24GHz para os serviços móveis 5G. Trata-se de um primeiro estágio no caminho rumo a uma nova onda de inovação da telefonia móvel, consideravelmente mais rápida que as tecnologias existentes e voltada para uma sociedade hiperconectada em que os dispositivos móveis terão um papel cada vez mais importante na vida das pessoas.”

Nota aos editores

1 As porções 3,3-3,4GHz e 3,6-3,7GHz da banda C também estão disponíveis a nível regional e nos mercados importantes.

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras móveis de todo o mundo, reunindo cerca de 800 operadoras e mais de 250 empresas do amplo ecossistema da tecnologia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, assim como organizações em setores industriais adjacentes. A GSMA também realiza os principais eventos do setor, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress de Xangai e as conferências do Mobile 360 Series.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA

Nenhum comentário