Últimas

Comitiva brasileira destaca segurança e novas tecnologias em feira de portas, janelas e fachadas na Alemanha

Represententes da fábrica da VEKA no Brasil estão na Fensterbau Frontale, que encerra neste sábado.

Diretores e técnicos da fábrica no Brasil da VEKA, empresa alemã líder mundial em perfis de PVC para janelas e portas, participam da Fensterbau Frontale, em Nuremberg (Alemanha), desde o dia 16. A feira, que encerra neste sábado (19), é considerada a maior do mundo no ramo de janelas, portas e fachadas. O stand da VEKA ocupa uma área de mil metros quadrados.

“A feira é um sucesso para o grupo VEKA, em especial para a comitiva do Brasil. Esta edição dá uma atenção especial à segurança e a novas tecnologias. Com esses avanços o mercado para os perfis de PVC tende a melhorar ainda mais”, avaliou Rodrigo Fontana, diretor comercial e de marketing da VEKA no Brasil. Ao lado do conforto térmico e acústico, explica, conceitualmente a segurança é uma das principais preocupações da VEKA com seus produtos, em função das necessidades atuais das moradias. O sistema fabricado pela VEKA utiliza ferragens automáticas com multi pontos de fechamento, que permitem um alto nível de segurança contra tentativas de arrombamentos.

A comitiva local da VEKA teve a participação de Robert Höpfner, diretor para a América Latina; Rodrigo Fontana; Cleo Osaída, analista de marketing; Dominik Klein, diretor técnico para a América do Sul; e Placionei Borges, gerente técnico para o Brasil. O grupo foi integrado ainda por representantes de empresas fabricantes de janelas e portas que utilizam os perfis da VEKA. O roteiro incluiu uma visita à fábrica da VEKA, localizada em Sendenhorst.

A fábrica da VEKA no Brasil está montada há 15 anos em Biguaçú, na Grande Florianópolis (SC). A projeção para este ano é de um crescimento de 21% em seu faturamento. Em 2015, a empresa cresceu 29%, apesar do momento adverso da economia. O bom desempenho deve-se ao avanço do uso do PVC para portas e janelas no mercado brasileiro. O CEO da VEKA na Alemanha, Andreas Hartleif, disse que a América do Sul tem grande potencial de crescimento. Na Europa e América do Norte o PVC ocupa mais de 60% do mercado. O faturamento global do grupo, presente em 80 países, chegou a 1 bilhão de Euros em 2015. A VEKA trabalha com 40 empresas de esquadrias em todo o Brasil, que recebem o perfil de PVC e fabricam as janelas e portas, conforme o projeto. A fábrica da VEKA no Brasil também exporta para o Chile - onde a empresa também possui fábrica - e Argentina.

CONFORTO TÉRMICO E ACÚSTICO

Um dos fatores que contribuem para o crescimento do PVC no país, avaliam os diretores da VEKA, está relacionado à Norma de Desempenho de Edificações, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em vigor desde 2013. A chamada NBR 15575 estabelece, entre outras questões, exigências de conforto térmico e acústico em imóveis residenciais. "A pressão sonora máxima determinada para dormitórios, por exemplo, é de 35 decibéis. O PVC reduz mais do que exige a norma”, lembrou Robert Höpfner. A proteção produzida pelo sistema de PVC reduz em cerca de 45 decibéis o ruído interno dos ambientes. “Já o maior conforto térmico proporciona importante economia na utilização do ar condicionado, o que traz benefícios financeiros e para o meio ambiente”, explicou Rodrigo Fontana.

O PVC gera economia, ao contrário de janelas de outros materiais, que têm perda de cerca de 40% da capacidade de conservação da temperatura. Em São Paulo, pesquisa feita em prédio apontou economia anual de R$ 60 mil na conta de energia. A vedação impede a saída de ar refrigerado no verão e entrada de frio no inverno", explica Robert Höpfner.

Em recente estudo sobre ecoeficiência realizado no Brasil pela Fundação Espaço ECO® (FEE®) para o Instituto do PVC, na questão do conforto térmico, por exemplo, o desempenho da janela de PVC é quase duas vezes superior ao da janela de alumínio (veja mais aqui).

CUSTOMIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Os perfis da VEKA são desenvolvidos com formulação de PVC especial para climas tropicais. O PVC da VEKA tem alta resistência ao tempo e ao clima, além de não perder a cor nem amarelar. As superfícies são livres de porosidades, o que evita a ação da água e da umidade, o acúmulo de poeira, resíduos e microorganismos e o surgimento de bolor.

A principal matéria-prima do PVC é o sal marinho, um recurso inesgotável na natureza. E mesmo com o eteno em sua composição, o PVC consome apenas 0,3% do petróleo extraído no mundo, enquanto 86% são utilizados para climatização, transporte e geração de energia. Além disso, o Eteno pode ser produzido a partir do álcool da cana de açúcar, tornado-se assim um recurso renovável.

Na VEKA, praticamente a totalidade (99%) das sobras ou resíduos industriais são reciclados na própria fábrica ou encaminhados para reciclagem.

"O maior conhecimento dos diferenciais do PVC e a capacidade de entrega fazem com que o produto seja cada vez mais escolhido entre os profissionais da área de construção”, concluiu Rodrigo Fontana. A VEKA Brasil oferece uma variada linha de perfis, em diversas cores e texturas, entre elas, a de madeira. O rígido padrão de qualidade da VEKA garante que os mesmos perfis de PVC encontrados em qualquer parte do mundo sejam exatamente os mesmos utilizados pelas empresas fabricantes de portas e janelas em todo o Brasil.

Nenhum comentário