Conector elétrico da KRJ obtém patente junto ao INPI
O modelo KATRO permite ligação de consumidores residenciais ou comerciais, em sistemas elétricos de distribuição de energia em baixa tensão, onde são utilizados cabos multiplexados isolados
De acordo com Roberto Karam, diretor comercial da KRJ, os conectores modelo KATRO foram desenvolvidos com o objetivo de permitirem a ligação de consumidores residenciais ou comerciais, em sistemas elétricos de distribuição de energia em baixa tensão, onde são utilizados cabos multiplexados isolados. Segundo Karam, o conjunto estrutural do conector permite excelente dissipação térmica em regime crítico de carga, associada a uma estável conexão elétrica ao longo da vida do conector.
Entre os avanços técnicos do novo conector criado pela KRJ, o texto da carta patente do INPI ressalta “a modificação importante no conceito tradicional, aumentando em muito a confiabilidade da conexão, ao introduzir caminhos alternativos para a passagem da corrente elétrica entre o condutor elétrico tronco e o condutor elétrico de derivação, reduzindo os riscos de aquecimento indevido da conexão por falta de massa elétrica ou alta resistência elétrica no ponto conectado”.
Em seguida, a carta patente destaca que, utilizando também o conceito de perfuração do isolante, a invenção exime o usuário de gastar tempo na retirada da cobertura isolante do condutor elétrico tronco. Além disso, o conceito definido pela invenção, para os condutores de derivação, permite grande benefício ao usuário em termos de tempo e facilidade de conexão, pois são, no caso de conectar com mais de uma saída, introduzidos facilmente pela parte frontal do conector, em plano perpendicular ao plano frontal do mesmo.
O conector KATRO é constituído por dois corpos poliméricos, denominados base e tampa, um barramento em liga de cobre estanhado, com dentes perfurantes, um conjunto de quatro êmbolos formados por hastes e molas helicoidais retificadas de compressão, um prensa-cabo, um conjunto de fixação, composto de parafuso, cabeça fusível de torque controlado e arruela, borracha de vedação da perfuração do cabo e contatos elétricos, anel de vedação da base da tampa, e tampão do furo com rosca para estribo de aterramento como item opcional.
Aplicados sobre o condutor principal da rede através de uma chave de catraca e soquete comerciais, ou através do soquete do ALIKATRO, os conectores KATRO garantem a efetividade da conexão pela quebra de uma cabeça-fusível com torque definido, que fica fixada ao parafuso de conexão.
O diretor comercial da KRJ destaca que os conectores apresentam vantagens ergonômicas e técnicas para o usuário, possuindo quatro saídas por fase para derivações de ramais de ligação (à consumidores residenciais , comerciais ou I.P.) com tração mecânica mínima..” Com derivações trabalhando com conceito mola nas conexões individuais, os conectores KATRO são extremamente confiáveis em termos de estabilidade da temperatura e resistência elétrica ao longo do tempo em que se encontrem ligados a Rede Elétrica”, afirma Karam.
Opcionalmente, os conectores KATRO poderão trazer uma quinta saída para ligação de estribo, com a finalidade de realização de aterramento de proteção em trabalhos de manutenção da rede. Este estribo é rosqueado na base do conector, e é facilmente retirado após a conclusão dos trabalhos de manutenção.
Nenhum comentário