Diagnóstico rápido e preciso é essencial para combater o vírus H1N1.
Teste molecular da bioMérieux detecta e diferencia vírus e fornece o resultado em até 1 hora.
Para suprir esta necessidade, a bioMérieux, empresa francesa líder mundial em diagnóstico in vitro, oferece no Brasil uma solução voltada ao diagnóstico rápido do H1N1: o Sistema FilmArray®.
O Sistema FilmArray® foi desenvolvido pela BioFire, empresa do grupo bioMérieux. O Sistema utiliza a técnica de biologia molecular, porém não exige pessoas especializadas para o seu manuseio, nem ambiente de laboratório com estrutura para testes de Biologia Molecular. Ele consiste em uma estação de trabalho na qual é inserido o painel – um cartucho a vácuo –, com diferentes reservatórios, onde ficam os reagentes. Nele é injetada a solução de hidratação por sistema a vácuo e depois a amostra a ser analisada.
O painel é colocado no FilmArray (cujo tamanho aproximado é o de um notebook) e tem início a análise da amostra: os ácidos nucleicos são extraídos, para que o DNA e o RNA (compostos orgânicos envolvidos na transmissão de caracteres hereditários e na produção de proteínas compostas, que são o principal constituinte dos seres vivos) sejam purificados.
Finalmente, por meio da técnica chamada Multiplex PCR, em que um fragmento específico da molécula de DNA é amplificado milhares de vezes em curto espaço de tempo, os microrganismos presentes são aumentados e a detecção é realizada, por meio da tecnologia Microarray. Ao final, o Software FilmArray analisa e libera um relatório com os resultados da amostra. Todo o processo leva apenas uma hora para ser concluído.
O equipamento acaba de obter o registro na Anvisa, assim como um dos painéis, o FilmArray® Respiratory Panel, que detecta e identifica 20 microrganismos, 17 vírus e 3 bactérias, entre eles o vírus H1N1.
O método utiliza como amostra a secreção de nasofaringe e em razão da alta sensibilidade oferece aproximadamente 100% de precisão.
Os testes convencionais disponíveis no mercado utilizam o método de Imunofluorescência, onde corantes fluorescentes são usados para visualização dos antígenos nos tecidos ou em suspensões celulares. Nesta técnica são necessárias pelo menos duas horas para detectar se há ou não o vírus, e até 24 horas para identificar qual vírus está presente, sendo que este teste só detecta até 6 tipos de vírus diferentes, sendo dependente de análises visuais.
Importância do diagnóstico rápido – A investigação da causa da infecção é de extrema importância, porque dependendo do vírus a pessoa terá de ser isolada e receber tratamento específico, que só é efetivo até 48 horas após os primeiros sintomas.
Estima-se que as doenças respiratórias são as principais causas de internação hospitalar, sobretudo em crianças, idosos e pessoas que apresentam baixa imunidade (imunossuprimidos) ou doenças de base.
Além de sua capacidade de causar doenças, os vírus respiratórios apresentam tempo de incubação relativamente curto (de um a quatro dias, no caso do Influenza) e podem ser transmitidos de pessoa para pessoa pelo contato direto ou por gotas de saliva.
Pacientes infectados por vírus diferentes podem desenvolver uma série de sintomas comuns, sendo o diagnóstico laboratorial determinante para a aplicação da terapia correta, o que evita o uso indiscriminado de antibióticos, fator que leva à criação de organismos multirresistentes a medicamentos (superbactérias), e, em alguns casos, ajuda a diminuir o tempo de internação.
Sobre a bioMérieux
Há mais de 50 anos no mercado, a bioMérieux é líder na área de diagnóstico in vitro. Em todo o mundo, a empresa tem o propósito de contribuir efetivamente com o desenvolvimento da saúde pública, fornecendo soluções (reagentes, equipamentos e softwares) que determinam a origem da doença e de contaminações de produtos industrializados a fim de melhorar a saúde do paciente e garantir segurança aos consumidores.
Fundada na França em 1963, a bioMérieux tem cerca de 5.800 colaboradores e está presente em mais de 150 países, por meio de 41 filiais e uma ampla rede de distribuidores. No Brasil, a bioMérieux possui o laboratório P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) situado no Rio de Janeiro, que foi inaugurado em 2009, e até 2014 a equipe teve como missão dar suporte à produção local da linha Imuno e desenvolver produtos de interesse para o grupo bioMérieux. No final de 2014, a visão do setor P&D da bioMérieux Brasil mudou para focar nas infecções tropicais e servir à estratégia local e global, a fim de responder às necessidades dos mercados emergentes e negligenciados.
A família Mérieux tem uma tradição ao longo de um século de compromisso na luta contra as doenças infecciosas. Marcel Mérieux, que trabalhou com Louis Pasteur e fundou o Instituto Mérieux, o Dr. Charles Mérieux, Alain Mérieux e Dr. Christophe Mérieux dedicaram suas vidas à biologia, com o objetivo de melhorar a saúde mundial.
Nenhum comentário