Últimas

Escolas promovem comemorações inclusivas para o Dia das Mães

Com o objetivo de acompanhar os novos modelos familiares, escolas vêm adaptando suas confraternizações para o dia 08 de maio

A configuração atual de parte da família brasileira não obedece mais o modelo clássico e, diante desta nova realidade, adaptar a escola à comemoração que contempla diferentes composições familiares virou uma necessidade, que tem seus reflexos mais nítidos observados em algumas datas comemorativas, como o Dia das Mães.

“Temos hoje estruturas com diferentes formatos que se distanciam cada vez mais do modelo mãe, pai e filho. Hoje é possível tercasais formados por dois pais, duas mães, pais adotivos, pais idosos, mãe ou pai solteiro etc. Por este motivo, muitas escolas optam por realizar um evento de caráter mais democrático e amplo para abarcar toda esta diversidade”, explica Altamar Roberto de Carvalho, gestor educacional do Sistema de Ensino Poliedro.

É o caso do Colégio Portinari, Unidade Parceira do Sistema de Ensino Poliedro,que há 15 anos realiza, ao longo do ano, diferentes encontros entre as famílias. “Por meio de rodas de conversas, com os próprios alunos, optamos por não realizar mais as tradicionais festas no Dia das Mães, mas sim diversas atividades em família como, por exemplo, o Festival de Velocidade, que convida os familiares para uma atividade esportiva”, conta Marli Billato de Oliveira, mantenedora e gestora pedagógica.


Estudantes do Colégio Portinari, Unidade Parceiras do Sistema de Ensino Poliedro, e seus familiares participam do Festival de Velocidade 

Ela garante que a nova comemoração foi aprovada pela comunidade escolar. “Os pais gostam muito, até muitas mães comentam que ficam contentes em saber que não são realizadas as festas tradicionais, e sim vivências diferentes”, explica. Os presentes, como telas pintadas pelos próprios alunos, ainda são confeccionados, mas a criança tem a opção de dar para qualquer pessoa com quem possua vínculo afetivo. “Já tivemos alunos que pintaram duas ou mais telas para presentear alguém querido. O retorno tem sido sempre muito positivo”, conclui Marli.

Sobre o Sistema de Ensino Poliedro:

Desde 2001, o Sistema de Ensino Poliedro tem a meta de oferecer a melhor experiência educacional a escolas em todo o País. Originalmente adotado nos Cursos Pré-vestibular do Poliedro, reconhecido pelo alto indíce de aprovações nas melhores universidades do País, o Sistema expandiu-se para os Ensinos Médio, Fundamental I e II e Educação Infantil, abrangendo, portanto, toda a vida escolar do aluno. Atualmente, conta com mais de uma centena de unidades parceiras em 95 cidades e 20 estados brasileiros.

Mais informações em www.sistemapoliedro.com.br.

Nenhum comentário