Tecnologia abre caminho para mudanças comportamentais e de consumo
De acordo com João Oliveira, especialista em tecnologia da informação, os jovens, que hoje são a maioria no uso da internet e dispositivos móveis, serão os grandes agentes da transformação tecnológica; corporações também devem se adaptar a essa nova realidade
Especialistas acreditam que este é um período de grande transformação tecnológica e comportamental. A informática, a tecnologia e a comunicação globalizada têm influenciado o nosso dia a dia e estão mudando as formas de interação e consumo. Segundo dados da União Internacional das Telecomunicações, órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), o número de internautas no mundo já chega a 3,2 bilhões, o que equivale a 42,4% da população mundial.
No Brasil, esse percentual é ainda maior. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2014, feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, há no País cerca de 94,2 milhões de usuários de internet, correspondendo a 55% da população. “Esse número tende a crescer ainda mais se levarmos em conta o aumento do uso de smartphones, que não restringe mais o uso da internet apenas em casa ou no ambiente de trabalho”, destaca o CEO da DBMaster Informática, João Oliveira.
Essa mesma pesquisa também aponta que os indivíduos que mais acessam a rede têm entre 16 e 34 anos, sendo que os usuários diários representam 84% daqueles entre 16 a 24 anos e 85% dos que têm de 25 a 34 anos. Para alguns deles, os dispositivos móveis se tornaram verdadeiras extensões do próprio corpo.
“São eles, os jovens, os principais responsáveis por movimentar o uso das novas tecnologias disponíveis por aplicativos, programas que têm por objetivo desempenhar algum tipo de tarefa. Daqui a alguns anos, muitos desses jovens estarão à frente de grandes companhias do mundo todo, serão líderes, grandes executivos e formadores de opinião. Se atualmente eles já são exigentes e promovem grandes mudanças tecnológicas, imaginem o que não virá por aí”, reforça o empresário.
“Pegar um táxi, pedir uma pizza, pagar contas ou locar um apartamento em temporada de férias já não são tarefas feitas da mesma maneira após a criação de aplicativos que compartilham casas, transporte e até coisas, mudando a forma de consumo por meio da tecnologia”, enumera João Oliveira, para quem esses são apenas alguns dos exemplos de como a tecnologia e a internet acrescentam ou modificam as formas de pensar, agir, de se comunicar, e, até mesmo, de consumir na atualidade.
Essas novas ferramentas tecnológicas estão revolucionando não só a forma de como as pessoas executam suas tarefas diárias, facilitando e economizando tempo, como também têm mudado o mercado de tecnologia. No ano passado, o crescimento da utilização das tecnologias móveis, por meio dos aplicativos, chegou a 58%, segundo o site Yahoo, que conduziu uma pesquisa ao lado da plataforma de análise Flurry.
Para o CEO da DBMaster, chegamos a um ponto em que não é possível recuar frente à evolução tecnológica. Segundo ele, é preciso saber como lidar com tantas novidades, além de reconhecer que as corporações devem se adequar a essas mudanças e investir em tecnologia para se comunicar com diferentes perfis. “É a velocidade com que a empresa consegue atender às novas demandas de seus clientes que irá determinar seu nível de competitividade. E, em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, ninguém vai querer ficar de fora.”
Sobre a DBMaster: A DBMaster é uma empresa sediada em Pinhais (PR), na Região Metropolitana de Curitiba, que oferece soluções e produtos em tecnologia da informação. Com sede também em São Paulo e Brasília, presta serviços de consultoria em TI; gerenciamento de conteúdo; infraestrutura tecnológica operacional; desenvolvimento de softwares para empresas; serviço de CRM (software de gerenciamento de relações com o cliente); soluções em nuvem e gestão de instalações de parques tecnológicos. Certificada e premiada por clientes e fornecedores, é revendedora autorizada de grandes empresas como Oracle, Microsoft, OpenText e Allround e atende companhias do mundo todo, de todos os segmentos e tamanhos, sejam elas do setor público ou privado. Mais informações pelo site www.dbmaster.com.br.
Nenhum comentário