Investindo na Sociedade: um case de sucesso
Com o apoio de investidores, iniciativa da Bovespa vem transformando vidas
Para promover o desenvolvimento sustentável, a BM&F Bovespa, principal Bolsa de Valores do Brasil, estabeleceu uma parceria com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD). O projeto visa apoiar organizações não governamentais que procurem cumprir com objetivos de sustentabilidade.
Atualmente, a Bolsa de Valores brasileira encoraja inúmeras iniciativas dessas organizações sociais para que consigam obter recursos e expandir suas atividades. Um exemplo é o ano de 2015, durante o qual aproximadamente 760 mil reais foram arrecadados a partir de doações de investidores interessados em impulsionar o programa.
A iniciativa chamada Bolsa de Valores Sociais e Ambientais (BVSA) é a responsável por selecionar projetos de apoio ao desenvolvimento social local e, com isso, fazer a conexão com possíveis doadores interessados, que por sua vez devem estar inseridos no mercado de ações do país.
O projeto surgiu em 2003 e inicialmente era chamado apenas de Bolsa de Valores Sociais (BVS) e focava principalmente em instituições que trabalhassem em prol da educação. Rapidamente, ele inspirou iniciativas parecidas ao redor do mundo como, por exemplo, na África do Sul, onde uma atividade semelhante teve início em 2006.
Em 2007, a BVSA sofreu uma ampliação atrelada a uma mudança de nome, já que foi nesse ano que atividades de cunho ambiental começaram a ser agregadas. O projeto, que atualmente é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), se tornou um respeitado modelo de ação social para mercados ao redor do globo.
Há pouco tempo, os critérios do processo de seleção de novos projetos foram renovados. Isso se deu a partir do alinhamento com os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pelas Nações Unidas em 2000:
Erradicar a pobreza extrema e a fome
Alcançar a educação primária universal
Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
Reduzir a mortalidade infantil
Melhorar a saúde materna
Combater o VIH / SIDA, a malária e outras doenças
Garantir a sustentabilidade ambiental
Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento
Como a iniciativa funciona?
Anualmente 20 projetos são selecionados e aprovados por um comitê técnico. As doações começam a partir dessa seleção e podem atingir cerca de 100 mil reais em recursos, sendo R$ 40.000 por meio da Brazil Foundation e o restante a partir de outros doadores institucionais ou individuais.
O dinheiro é depositado em uma conta da BM&F Bovespa e repassado integralmente para as organizações selecionadas. Quando a meta de doações é atingida, auditores ficam responsáveis por monitorar a captação de recursos, assim como monitorar a prestação de contas realizada pelos projetos escolhidos. Quando concluída, essa auditoria fica disponível para o público geral no site do programa.
A BVSA em 2016
O anúncio dos 20 projetos escolhidos para participar da edição de 2016 foi feito em março. Depois disso, coube aos investidores analisar as organizações a fim de decidir quais projetos preferem endossar.
Este ano, a seleção conseguiu ser bem variada e optar por projetos extremamente relevantes, estimulando o desenvolvimento de diversas áreas de carência, tais como: desenvolvimento social local, desenvolvimento infantil, cuidados com idosos e gestão energética - o que foi capaz de atrair a atenção de muitos investidores.
A Bolsa de Valores Sociais e Ambientais se tornou uma iniciativa social modelo para inúmeros outros mercados de ações ao redor do mundo. A BM&F Bovespa, que ocupa o décimo terceiro lugar no ranking de maiores bolsas do mundo, é a responsável por mudar milhares de vidas no Brasil, o que não se restringe somente às vidas dos grandes investidores. Com o seu projeto social, a Bovespa também consegue influenciar positivamente várias comunidades brasileiras que precisam de apoio e atenção.
Seja introduzindo cultura às crianças ou oferecendo assistência no setor de agricultura para comunidades rurais, a Bolsa de Valores Sociais e Ambientais definitivamente está sendo um vetor de mudança em inúmeras áreas do Brasil.
Nenhum comentário