Ford promove Hackathon do Sync 3 no Vale do Silício Brasileiro
Seis horas ininterruptas de programação para desenvolver aplicativos compatíveis com o SYNC 3, novo sistema multimídia dos carros da Ford. Este é o desafio lançado pela marca para os desenvolvedores que vão participar da Campus Party Weekend, edição pernambucana da maior feira de tecnologia do Brasil. O Hackathon do SYNC 3 será realizado na madrugada do dia 21 de agosto, no Classic Hall, em Recife, onde está localizado um dos Parques Tecnológicos que compõem o chamado Vale do Silício brasileiro.
A Ford é a única empresa automotiva do Brasil a participar da Campus Party desde 2013. A presença na edição de Recife faz parte da proposta global da Ford de estreitar o relacionamento com desenvolvedores, empreendedores, usuários finais e entusiastas de tecnologia.
“Estamos convidando os desenvolvedores a participar de um novo momento da tecnologia automotiva”, diz David Borges, supervisor de Serviços Conectados da Ford América do Sul.
Hackathon do SYNC 3
As inscrições para o Hackathon do SYNC 3 poderão ser feitas no estande da Ford na Campus Party Weekend, das 14h00 às 23h00 do dia 20 de agosto. As vagas são limitadas a 28 pessoas, que poderão se organizar em até sete grupos. A abertura da maratona será à 00h00 do dia 21, com o Workshop SYNC 3, coordenado por David Borges.
Ele vai apresentar a dinâmica do Hackathon e dar noções básicas de desenvolvimento com o sistema SYNC AppLink, que permite ao motorista acessar aplicativos de smartphones por meio de comandos de voz e da tela do veículo. “Também daremos exemplos de funcionalidades iniciais de conexão com o carro que serão úteis no desenvolvimento do aplicativo final”, explica o executivo.
A Ford vai fornecer para os participantes o protótipo de um aplicativo integrado ao SYNC AppLink, com funções básicas já implementadas e desenvolvido para as plataformas Android e iOS, além de quatro kits técnicos de desenvolvimento do SYNC 3. Especialistas da empresa vão supervisionar e orientar as equipes durante o Hackathon, mas os desenvolvedores devem dispor do seu próprio computador.
Após a atividade, os participantes e a equipe de supervisores e instrutores da Ford promoverão um debate conjunto onde serão discutidos os critérios considerados na criação das soluções apresentadas, como segurança, praticidade, usabilidade, organização e simplicidade do aplicativo. O impacto comercial ou social da solução será outro item debatido. “Não haverá vencedor. Todos os participantes receberão um retorno dos especialistas da empresa sobre a solução criada durante o Hackathon”, explica o executivo.
Plano global de mobilidade
A Ford criou um plano global para orientar o seu novo modelo de negócios, que consiste em ser, além de uma fabricante de automóveis, uma empresa de mobilidade. Conhecido como Ford Smart Mobility, ele tem como meta a liderança em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e análise de dados.
No Brasil, entre outras inovações, a Ford foi a primeira empresa automotiva a promover um Hackathon, em 2015, durante a Campus Party. No mesmo ano, realizou o Desafio São Paulo de Mobilidade, dentro do seu programa global de experimentos de mobilidade. O objetivo foi incentivar os desenvolvedores a criar novas soluções para a integração dos meios de transporte na cidade de São Paulo.
FORD BRASIL
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.
SOBRE A FORD MOTOR COMPANY
A Ford Motor Company é uma empresa global automotiva e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Com cerca de 203.000 empregados e 67 fábricas no mundo, tem como principais atividades o projeto, manufatura, marketing, financiamento e serviços da linha completa de carros, caminhões, SUVs e veículos elétricos da Ford, assim como dos veículos de luxo da Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes por meio do Ford Smart Mobility, plano da empresa para ser líder em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e análise de dados. A empresa fornece serviços financeiros por meio da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre a Ford, seus produtos globais ou a Ford Motor Credit Company, acesse o www.corporate.ford.com.
A Ford é a única empresa automotiva do Brasil a participar da Campus Party desde 2013. A presença na edição de Recife faz parte da proposta global da Ford de estreitar o relacionamento com desenvolvedores, empreendedores, usuários finais e entusiastas de tecnologia.
“Estamos convidando os desenvolvedores a participar de um novo momento da tecnologia automotiva”, diz David Borges, supervisor de Serviços Conectados da Ford América do Sul.
Hackathon do SYNC 3
As inscrições para o Hackathon do SYNC 3 poderão ser feitas no estande da Ford na Campus Party Weekend, das 14h00 às 23h00 do dia 20 de agosto. As vagas são limitadas a 28 pessoas, que poderão se organizar em até sete grupos. A abertura da maratona será à 00h00 do dia 21, com o Workshop SYNC 3, coordenado por David Borges.
Ele vai apresentar a dinâmica do Hackathon e dar noções básicas de desenvolvimento com o sistema SYNC AppLink, que permite ao motorista acessar aplicativos de smartphones por meio de comandos de voz e da tela do veículo. “Também daremos exemplos de funcionalidades iniciais de conexão com o carro que serão úteis no desenvolvimento do aplicativo final”, explica o executivo.
A Ford vai fornecer para os participantes o protótipo de um aplicativo integrado ao SYNC AppLink, com funções básicas já implementadas e desenvolvido para as plataformas Android e iOS, além de quatro kits técnicos de desenvolvimento do SYNC 3. Especialistas da empresa vão supervisionar e orientar as equipes durante o Hackathon, mas os desenvolvedores devem dispor do seu próprio computador.
Após a atividade, os participantes e a equipe de supervisores e instrutores da Ford promoverão um debate conjunto onde serão discutidos os critérios considerados na criação das soluções apresentadas, como segurança, praticidade, usabilidade, organização e simplicidade do aplicativo. O impacto comercial ou social da solução será outro item debatido. “Não haverá vencedor. Todos os participantes receberão um retorno dos especialistas da empresa sobre a solução criada durante o Hackathon”, explica o executivo.
Plano global de mobilidade
A Ford criou um plano global para orientar o seu novo modelo de negócios, que consiste em ser, além de uma fabricante de automóveis, uma empresa de mobilidade. Conhecido como Ford Smart Mobility, ele tem como meta a liderança em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e análise de dados.
No Brasil, entre outras inovações, a Ford foi a primeira empresa automotiva a promover um Hackathon, em 2015, durante a Campus Party. No mesmo ano, realizou o Desafio São Paulo de Mobilidade, dentro do seu programa global de experimentos de mobilidade. O objetivo foi incentivar os desenvolvedores a criar novas soluções para a integração dos meios de transporte na cidade de São Paulo.
FORD BRASIL
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.
SOBRE A FORD MOTOR COMPANY
A Ford Motor Company é uma empresa global automotiva e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Com cerca de 203.000 empregados e 67 fábricas no mundo, tem como principais atividades o projeto, manufatura, marketing, financiamento e serviços da linha completa de carros, caminhões, SUVs e veículos elétricos da Ford, assim como dos veículos de luxo da Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes por meio do Ford Smart Mobility, plano da empresa para ser líder em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e análise de dados. A empresa fornece serviços financeiros por meio da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre a Ford, seus produtos globais ou a Ford Motor Credit Company, acesse o www.corporate.ford.com.
Nenhum comentário