Últimas

DIA DE FEIRA tem segunda etapa a partir de sábado (17) - projeto valoriza a cultura de feiras de rua com programação artísica e infraestrutura

SEGUNDA ETAPA ACONTECE NA FEIRA TOM JOBIM, A PARTIR DE 17 DE SETEMBRO, COM APRESENTAÇÃO DE BANDAS SELECIONADAS EM EDITAL

Dia de Feira - Foto Ananás Comunicação
Mineiro adora uma feira. Seja de frutas e verduras, antiguidades ou gastronômica. A “perto de casa”, uma feirinha de flores ou aquela que mistura tudo. A cultura das feiras é rica e diversa em Belo Horizonte e o Dia de Feira tem o objetivo de fortalecer ainda mais essa tradição. A segunda etapa do projeto acontece a partir de 17 de setembro, na Feira Tom Jobim.

“Acreditamos que, muito mais do que uma opção comercial, as feiras são também locais de encontros, lazer e trocas culturais. Foi pensando nisso que nasceu o Dia de Feira, para incentivar essa cultura estruturando as feiras e, principalmente, contando a história dos feirantes, valorizando essas pessoas”, conta Alysson Brener, idealizador do Dia de Feira.

O projeto traz uma melhor infraestrutura para os eventos, com sinalização, banheiros químicos, cenografia apropriada e lixeiras. Além disso, o site do projeto (diadefeira.online) é dinâmico, com agenda, receitas, curiosidades, dicas e entrevistas para registrar as histórias dos feirantes.

As atrações da programação artística foram escolhidas por meio de um edital público que selecionou 26 artistas. A primeira etapa do projeto, na Feira Silva Lobo, durou quatro meses e teve 13 shows. Nesta segunda etapa, as outras 13 bandas selecionadas se apresentarão no palco da Feira Tom Jobim, uma a cada sábado, até o dia 10 de dezembro. No primeiro sábado, 17 de setembro, quem se apresenta é Celso Moreia, que possui uma extensa carreira musical na MPB.

À sombra das enormes gameleiras seculares que fazem o clima ainda mais agradável, a Feira Tom Jobim acontece semanalmente no tradicional bairro Santa Efigênia e reúne 4 mil pessoas por edição. Quem passa pela Avenida Carandaí encontra preciosos móveis e objetos antigos, cheios de entalhes e histórias, além de um delicioso festival gastronômico ao ar livre. As mesinhas e as cadeiras deixam o ambiente ainda mais propício para o encontro e a vivência cultural.

O projeto Dia de Feira é apresentado pelo Instituto Unimed- BH, em parceria com as Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura e a plataforma Prosas; apoio institucional do Projeto Fartura; comunicação da agência Ananás; co-produção da Peixe Tolo Produções e Encantosfera; incentivo da Secretaria de Cultura do Governo de Minas Gerais e realização da Altiplano, Ministério da Cultura e Governo Federal.

SERVIÇOS:

DIA DE FEIRA – FEIRA TOM JOBIM (Feira de Antiguidades)
Horário: das 9 às 15h
Local: Av. Carandaí. (Entre Av. Brasil e Ceará), Santa Efigênia, Belo Horizonte (MG)
Entrada gratuita.

Programação de Bandas da segunda etapa (aos sábados, sempre às 13h30):
17/09 - Celso Moreira
24/09 - Josiel Conrad
01/10 - Trivial
08/10 - Toca do Tatu
15/10 - Gabriel Romano
22/10 - Nara Pinheiro Trio convida
29/10 - Felipe José
05/11 - Marcos Ruffato
12/11 - Marcos Frederico
19/11 - Leonardo Brasilino
26/11 - Assanhado Quarteto
03/12 - Tulio Araujo
10/12 - Astronauta Marinho

Nenhum comentário