Redes móveis 5G são tema de apresentação do CPqD em evento focado em inovação
Palestra acontece no ICT Week Brasília, seminário que faz parte do programa Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil
Em palestra no painel Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em 5G, programado para a manhã desta sexta-feira, Fabrício Lira Figueiredo, gerente de Tecnologias de Comunicações sem Fio do CPqD, apresenta a visão da organização sobre a evolução das redes móveis e aponta tendências tecnológicas e direcionadores para as atividades de P&D nessa área. O ponto de partida são os requisitos e casos de uso indicados pelo ITU-T (órgão responsável pela padronização internacional em telecomunicações) e o foco, a inovação orientada às demandas do mercado e da indústria.
Entre os direcionadores da pesquisa em 5G, o especialista do CPqD destaca a interface aérea multigigabit por segundo (Gbps), capaz de suportar taxas de transmissão de 1 a até 10 Gbps, e a cobertura macrocelular, que compreende células com raios de cobertura de dezenas de quilômetros e elevado nível de desempenho. “Outro direcionador importante consiste na conectividade para Internet das Coisas (IoT), que requer otimizações sistêmicas nos protocolos e nos dispositivos, para redução do consumo de energia e, principalmente, convergência ou integração de formas de onda banda larga e banda estreita”, explica Figueiredo. Além disso, ele destaca como direcionadores da tecnologia 5G a necessidade de comunicação robusta, para aplicações de missão crítica, e de arquiteturas flexíveis, com a forte adoção de plataformas de rádio definido por software, virtualização de redes e rádios cognitivos.
O painel Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em 5G conta, também, com a participação de três convidados estrangeiros, que na terça-feira (20) visitaram o CPqD, em Campinas, como parte da programa de atividades dos Diálogos Setoriais UE-Brasil. São eles: Matti Latva-aho, professor da Universidade de Oulu, na Finlândia; Pei Xiao, da Universidade de Surrey, no Reino Unido, e Arturo Azcorra, diretor do Instituto IMDEA Networks, da Espanha.
O CPqD participa, ainda, de outros dois painéis do ICT Week sobre Tecnologia 5G, marcados para hoje à tarde. O vice-presidente de Inovação Alberto Paradisi atuará como moderador dos debates nos painéis Expectativas da Indústria para a Tecnologia 5G e Expectativas das Operadoras de Telecom para a Tecnologia 5G.
O tema Internet das Coisas - foco da programação do ICT Week na quarta-feira (21) - também contou com a contribuição dos especialistas do CPqD. Flávio de Andrade Silva, coordenador das ações em IoT, fez uma apresentação sobre o ecossistema de Internet das Coisas no Brasil e Europa. Fabrício Lira Figueiredo participou do painel Agricultura de Precisão, que discutiu o assunto: Como evitar o desperdício de alimentos e melhorar a qualidade dos produtos agrícolas usando soluções de IoT? E Alberto Paradisi foi moderador do painel Modelos de Negócios Sustentáveis em IoT.
Sobre o CPqD
O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como comunicação e multimídia, utilities, financeiro, indústrias, administração pública e defesa e segurança. Atuando há 40 anos, o CPqD conta com mais de 1.200 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.
www.cpqd.com.br | Twitter | Facebook | Google+ | LinkedIn
Nenhum comentário