Últimas

Principais doenças que acometem os gatos

Divulgação
As doenças respiratórias têm alta incidência em locais de aglomeração de animais, principalmente em gatis, mas também podem atingir animais que vivem sozinhos. No inverno, a incidência dessas doenças aumenta o que requer mais atenção dos donos.

Ao contrário dos cães, gatos são animais mais susceptíveis a infecções respiratórias, sendo que elas são causadas principalmente por dois vírus. O primeiro é o da Rinotraqueíte Felina, que é um herpesvírus responsável por 40-45% das infecções respiratórias felinas, e o segundo é a Calicivirose Felina, que é responsável por também 40-45% das infestações respiratórias felinas, além das mistas.

Os primeiros sinais de Rinotraqueíte Felina são espirros, febre, conjuntivite, rinite e salivação. Depois surgem as descargas (secreções) nasal e ocular. Com a evolução dos sinais, os animais podem ter perda de apetite e depressão. Esta infecção é mais severa em gatos jovens, podendo ter uma mortalidade de até 60%.

Já a Calicivirose Felina ataca a mucosa oral e do trato respiratório superior. O sintoma característico desta infecção é a formação de úlceras na língua. Outros sinais clínicos são semelhantes aos da Rinotraqueíte Felina. Afeta mais severamente gatos jovens ou debilitados. “A doença pode facilitar outras infecções”, alerta a médica veterinária Amanda Carvalho, Analista Técnica da Vetnil.

Ainda formando o que chamamos de tríade felina, encontramos a Panleucopenia Felina. Sua contaminação é causada por meio de secreções de outros felinos infectados ou por contato com objetos contaminados, como a Rinotraqueíte e a Calicivirose.

Os sinais clínicos da Panleucopenia incluem febre, perda de apetite, vômitos, depressão, fraqueza, diarreia e dores abdominais. Entre os filhotes acometidos pela doença, a taxa de mortalidade é alta. A maioria dos gatos que sobrevivem à infecção fica debilitada por toda a vida, exigindo cuidados constantes.

“Estas três enfermidades, Rinotraqueíte, Calicivirose e Panleucopenia Felina, são as mais sérias e graves doenças que acometem os felinos domésticos, e a melhor forma de prevenção é a vacinação anual dos animais”, explica Amanda, alertando que a vacinação deve ser feita por médicos veterinários.

Dica Vetnil
Mucomucil® Xarope é um mucolítico a base de N-acetilcisteina, indicado para animais que apresentam patologias respiratórias caracterizadas pela presença de secreções mucoides e mucopurulentas (catarro). O medicamento está disponível na apresentação líquida, em frascos de 50mL e 500mL.

Sobre a Vetnil
Fundada pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, a Vetnil atua há mais de 20 anos no mercado veterinário. A empresa 100% nacional atua na área de pesquisas e desenvolvimento de produtos para a saúde e performance de equinos, sendo líder de mercado no segmento. Também está presente no mercado PET estando entre os cinco maiores laboratórios do setor, desenvolvendo soluções voltadas à saúde e nutrição dos animais de companhia, e no segmento de animais de produção. Com forte atuação no Brasil, também está presente nos principais eventos do setor no exterior e exporta para diversos países, entre eles: Angola, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Croácia, República Dominicana, México, Panamá, Paraguai, Peru, Qatar, Eslovênia, Emirados Árabes e Uruguai. A empresa acumula premiações importantes, entre elas “Empresa que mais cresceu em 2005 no setor veterinário” (Anuário Exame Agronegócio 2006-2007), “Melhor empresa do setor de produtos veterinários” (Anuário do Agronegócio 2006, da Revista Globo Rural), “100 Melhores empresas para se trabalhar no Brasil” (Revista Época, 2006), “30 Melhores empresas para a mulher trabalhar” (Revista Época, 2006), “Melhores do Agronegócio 2011 na categoria Produtos Veterinários, pela Revista Globo Rural”, “As 200 Pequenas e Médias Empresas Que Mais Crescem No Brasil” (Revista Exame, 2015), “Melhores do Agronegócio – As 10 melhores do Setor Saúde Animal” (Anuário do Agronegócio 2015, Revista Globo Rural).

Nenhum comentário