Últimas

Amanhã (10), Academia Mineira de Letras promove palestra em homenagem ao centenário de nascimento de Zélia Gattai, com Cristina Agostinho

DIA 10 DE NOVEMBRO, ÀS 19H30, PELO PROGRAMA UNIVERSIDADE LIVRE

Cristina Agostinho - Divulgação
A Academia Mineira de Letras realiza, no dia 10 de novembro, a partir das 19h30, conferência sobre a obra da escritora, fotógrafa e memorialista Zélia Gattai, no ano de seu centenário. A palestra será ministrada pela escritora mineira Cristina Agostinho.

Filha de imigrantes italianos, Zélia Gattai nasceu em São Paulo em 2 de Julho de 1916 e faleceu em Salvador, em 17 de maio de 2008. Participava, com a família, do movimento político-operário anarquista que tinha lugar entre os imigrantes italianos, espanhóis e portugueses no início do século XX. Foi casada com o escritor Jorge Amado e com ele teve dois filhos.

Seu primeiro livro, “Anarquistas, Graças a Deus”, lançado em 1979, narrou a vida de seus pais e sua vida em São Paulo. Daí em diante, escreveu outras obras que registravam memórias da vida de Jorge Amado, de sua família e da história política do Brasil. Em 1989, passou a escrever também obras de literatura infantil.

Zélia Gattai teve sua obra literária adaptada para minisséries e peças de teatro, além de receber inúmeros prêmios e homenagens.

SERVIÇO:

Conferência sobre a obra da escritora Zélia Gattai, no ano do seu centenário
Data: 10 de novembro.
Horário: 19h30.
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 - Lourdes - BH/MG).
Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

Sobre a palestrante: 

Cristina Agostinho é mineira de Ituiutaba. Formou-se em Direito e em Letras. Tem 16 livros publicados, entre infanto-juvenis, biografias e memória social. Seus livros abordam temas realistas, tais como desemprego, divórcio, preconceito, drogas, sexualidade, perdas e seus reflexos nas crianças e adolescentes. Suas obras de maior destaque são “Pai sem terno e gravata”; “Amor inteiro para meio-irmão”; “Luz del fuego, a bailarina do povo”, e “As duas Fridas”. Todas lhe valeram prêmios nacionais. Cristina também escreve resenhas literárias para jornais e revistas.

Nenhum comentário