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Como destacar o e-commerce e vender mais na Black Friday? Confira 5 dicas infalíveis

Previsão de faturamento para este ano é de R$ 2,1 bilhões, 
segundo pesquisa realizada pela Ebit 

SÃO PAULO - Sendo um peixe pequeno, como se destacar num oceano de grandes tubarões? Esta é a pergunta que permeia a mente de dez entre dez pequenos empreendedores digitais. Desde que se consolidou no país, a Black Friday já é uma das datas que mais movimentam o varejo nacional, fazendo o comércio físico e principalmente o online faturar - e alto. Somente em 2015, a data movimentou R$ 1,16 bilhão. Para este ano, a previsão é de faturar R$ 2,1 bilhões, segundo pesquisa realizada pela Ebit. No estudo, 84% dos entrevistados afirmaram que irão aproveitar a sexta-feira de descontos - aumento de três pontos percentuais em relação ao ano anterior, com 81%.

Os gigantes do varejo vêm se preparando desde o primeiro semestre: negociando ofertas, alinhando prazos logísticos e reforçando servidores. O que pode, então, o pequeno empreendedor fazer quando “o mar não está para peixe”? Se planejar. Respeitando os limites do próprio negócio, é possível “surfar na onda” da Black Friday.

Confira cinco dicas de Pedro Hermano (foto), publicitário, especialista em branding e sócio-diretor da Agência 242, especializada em performance digital, sobre como destacar o seu e-commerce e vender mais na Black Friday:

1 – Planejamento é Rei:

Planejamento rima com faturamento. Essa é a etapa mais importante rumo ao sucesso, não apenas no período da Black Friday, mas ao longo das demais épocas do ano. Já negociou o prazos com os fornecedores? Os e-mails marketing já foram disparados? Todos os canais de comunicação estão ativos? E o site, já foi testado? Suporta um grande fluxo de possíveis clientes? “A Black Friday gera muita expectativa nos clientes e muita coisa pode não dar certo: as pessoas não ficarem sabendo das promoções, o site sair do ar no momento da venda ou mesmo a transação não ser concluída. Pensar em todos os possíveis problemas, e procurar corrigi-los com antecedência, é fundamental”, aconselha Hermano.

2 – Venda não apenas produtos, mas segurança:

As questões de segurança precisam estar bem alinhadas - e serem percebidas pelos clientes. Por mais que as vendas online estejam se tornando rotina para a maioria das pessoas, muitas ainda temem realizar transações virtuais. Para converter essa parcela, é importante um site que transmita segurança. “Utilizar layouts simples, com informações claras sobre como realizar a transação ajuda a situar quem ainda não é familiarizado com as compras online. Também é necessário criar sinalização clara destacando os produtos ou serviços em promoção para a Black Friday. Um banner atrativo pode ser uma boa solução”, ensina.

3 – “Quem não se comunica...”

Se planejou? Fez todos os testes de segurança? Agora divulgue para os consumidores ativos ou potenciais. Durante a Black Friday, o cliente vai receber promoções de dezenas ou centenas de empresas; ele precisa se lembrar da sua também. “Use emails marketing, mídias sociais e todos os outros canais que estejam disponíveis para divulgar que o seu negócio marca presença na Black Friday”, orienta Pedro Hermano.

4 - Crie relacionamentos:


A Black Friday é um ótimo momento para criar ou consolidar uma boa imagem do seu e-commerce. “O grande fluxo de clientes potenciais é uma ótima oportunidade para elevar a base de contatos, estabelecer relações de longo prazo e fidelizar o consumidor. Aproveite a Black Friday para conquistar de vez os clientes, fazendo eles voltarem a comprar nos demais meses do ano”, ensina.

5 – Que eles voltem:

A Sexta Negra passou e não deu para vender todo o estoque? Não precisa esperar 2017 para criar uma nova promoção. Que tal promover um liquida geral? “Vale oferecer descontos ou condições especiais de pagamento para as compras de Natal, por exemplo. Essa pode ser uma forma interessante de atrair os consumidores e, com o tempo, fortalecer o relacionamento por meio da comunicação e do bom atendimento. Uma coisa está vinculada à outra”, conclui Pedro Hermano.

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