Como identificar os sinais de crise em sua empresa
Fábio Astrauskas, CEO da Siegen, consultoria de negócios, mostra os principais sinais de crise em uma empresa, que podem levá-la ao pedido de recuperação judicial ou falência
Foto/Divulgação |
O
número de recuperações judiciais bate seguidos recordes e a maioria das
empresas atribui a opção por esse instrumento a fatores externos.
Mas o
empresário precisa estar atento também a fatores internos da companhia para
prevenir problemas que resultem em recuperação judicial ou falência.
Segundo Fábio Astrauskas, CEO
da consultoria especializada Siegen, é fundamental identificar esses problemas.
“Os fatores podem ser fortuitos (crises globais, catástrofes naturais), mas
também podem ter origem operacional (produção e vendas) e gerencial
(administração e gestão).“
“Dentro de cada fator, existe
um estágio progressivo de dificuldade, que apresenta sinais claros de que algo
não vai bem. Classificamos esses estágios como: precoce, intermediário e
agudo”, explica Fábio Astraukas, CEO da consultoria Siegen.
De
acordo com o especialista, as empresas chegam à crise após má administração e
decisões econômicas incorretas. O não reconhecimento dessas decisões equivocadas
também é apontado pelo especialista como algo prejudicial e muitas vezes
responsável pelo pedido de recuperação judicial.
“Atentando-se aos sinais, é
possível dizer que muitas dores de cabeça podem ser evitadas e a saúde da
empresa pode ser recuperada. Vemos diariamente companhias recorrendo à RJ, como
uma possível solução para evitar a falência, quando na verdade, esse estágio
poderia ter sido evitado.”
Especialista sinaliza os
principais sinais de crise inicial e avançada:
· Piora nos resultados;
· Incerteza quanto à necessidade de caixa no curto prazo
· Preocupações com nível do endividamento
· Necessidade de capitalização
· Mudanças na gestão
· Preocupação de clientes e fornecedores
· Falta de informações sobre a empresa
Avançados
· Quebra de contratos com clientes e agentes financeiros
· Vencimento de empréstimos sem renovação do crédito
· Crise de caixa iminente
· Quebra de relacionamento com fornecedores e clientes
· Taxas de juros acima de parâmetros de mercado
· Perfil das instituições financeira com quem a empresa está fazendo negócio
Nenhum comentário