Proteção de dados é a maior prioridade das empresas no combate às ameaças virtuais, segundo pesquisa da Kaspersky Lab
Ataques direcionados representaram perda de dados para 43% das empresas; 20% das grandes corporações tiveram quatro violações de dados ou mais no período de um ano
Apesar da ameaça clara dos ataques virtuais, a pesquisa mostrou opiniões variadas em relação ao estado da proteção e as abordagens estratégicas de atenuação, apresentando os principais pontos fracos e vulnerabilidades às ameaças existentes e emergentes. De uma maneira ou de outra, todas as empresas hoje enfrentam ataques virtuais e, nos últimos 12 meses, 43% delas perdeu dados em consequência de uma violação. Uma de cada cinco (20%) empresas de grande porte registrou quatro ou mais violações de dados durante esse período.
Percepção e realidade
A pesquisa mundial da Kaspersky Lab de 2016 focou na comparação da percepção das ameaças de segurança com a realidade dos incidentes de segurança cibernética ocorridos, com o intuito de destacar possíveis pontos de vulnerabilidade além dos suspeitos habituais, o malware e o spam. As principais ameaças emergentes tiveram grande representatividade entre as empresas: 32% das empresas foram vítimas de ataques direcionados, e 20% tiveram incidentes envolvendo ransomware. Uma outra grave ameaça apresentada pela pesquisa é a falta de cuidado dos funcionários: esse vetor contribuiu nos incidentes de segurança em quase metade (43%) das empresas.
Incidentes de segurança mais predominantes
Áreas mais vulneráveis aos incidentes de segurança, conforme informações das empresas
Veniamin Levtsov, vice-presidente de negócios corporativos da Kaspersky Lab, observa: “Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de uma abordagem diferente para ligar com a crescente complexidade das ameaças virtuais. As dificuldades não vêm necessariamente da sofisticação dos ataques, mas da superfície de ataque, que é cada vez maior e exige um conjunto cada vez mais diversificado de métodos de proteção. Isso torna tudo ainda mais complicado para os departamentos de segurança de TI, que precisam proteger mais pontos vulneráveis”.
O relatório “Percepção das empresas em relação à segurança de TI em face dos comprometimentos inevitáveis” está disponível no site da Kaspersky Lab.
Nenhum comentário