Últimas

Empada Brasil: do monoproduto a um portfólio completo

Rede amplia mix e oferece opções para qualquer hora do dia

Foto/Divulgação
Muito tem se falado sobre franquias de um produto só, ou monoproduto. No momento, há uma grande quantidade delas, como de coxinha, paleta mexicana e cupcake, apenas para citar exemplos. Mas, o que poucos sabem é que algumas redes que nasceram com esse conceito acabaram revendo a estratégia mais tarde.

Esse é o caso da Empada Brasil, maior rede de empadas premium, que nasceu em 1977, na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. No início, as lojas só vendiam empadas e refrigerantes. Com o tempo, o posicionamento foi revisto. “Percebemos que metade do faturamento do dia estava concentrado entre 15h e 18h, porque a empada cai muito bem como lanche da tarde”, lembra Marcio Rangel, máster franqueado do estado de São Paulo.

Como as lojas ficam abertas o dia todo, a ociosidade fez a rede despertar para novas oportunidades. Foi então que a rede começou a incrementar o portfólio de produtos, incluindo bebidas quentes, como café e chocolate, sucos, mate e até cerveja, além de outros salgados, como pastel de forno, quiche, pão de queijo, coxinha e croissant. “Com esse mix, recebemos clientes que querem tomar café da manhã ou apenas fazer um lanche rápido em qualquer horário. Passamos a oferecer mais opções para eles”, destaca.

Mais recentemente, algumas lojas da rede incluíram ainda opções de salada e grelhados, dando uma opção de almoço leve e saudável aos clientes. No inverno, há ainda opções de caldos e sopas, que caem bem tanto no almoço quanto no jantar, em especial em dias mais frios. Na lista de sobremesas, há brownie, sorvetes, tortas, bolos e mousses. A marca também disponibiliza uma rede de fornecedores homologados e cada franqueado tem opções para agregar ao mix padrão de acordo com as preferências de sua clientela.

Segundo Rangel, a decisão se mostrou bastante acertada. “Antes, cerca de 60 a 70% do faturamento das unidades vinha exclusivamente das empadas. Hoje, esse montante caiu para algo em torno de 50%. Além de reduzir a dependência de um único produto, vimos o faturamento crescer com a diversificação”, comemora.

Contudo, a empada não deixou de ser o maior atrativo da rede. Por isso, ela está sempre ganhando novas versões. Entre as salgadas há opções tradicionais, como frango, camarão e palmito, e também as gourmets, com opções mais sofisticadas, como bobó de camarão e bacalhau. Há também versões integrais e opções vegetarianas. Entre as doces, as mais pedidas são chocolate, doce de leite e goiabada.

A rede está disponível em lojas de rua, shopping e também na versão quiosque. A franqueadora oferece apoio para seleção de ponto, projeto arquitetônico, promocional e organizacional, visitas de campo, escolha de equipamentos, treinamento de pessoal, assessoria de nutrição e programação visual.

A perspectiva para 2017 é abrir 12 novas unidades só no estado de São Paulo. “Oferecemos um negócio com baixo investimento, com um produto diferenciado, preço acessível ao consumidor e uma operação bem simplificada. Os franqueados que se dedicam ao negócio costumam ter muito sucesso”, finaliza Rangel.

Informações sobre a franquia:

Loja:
Investimento total: R$ 175 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Área mínima: 40m2
Nº de funcionários: 06
Faturamento médio estimado: R$ 60 mil
Lucratividade: 10 a 15%
Royalties fixo mensal: valor da venda de 500 empadas, aproximadamente, R$ 2750.
Fundo de propaganda: R$ 200
Retorno do investimento: 24 meses

Quiosque:
Investimento total: R$ 90 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Área Mínima: 7,50m2
Nº de funcionários: 03
Faturamento médio estimado: R$ 30 mil
Lucratividade: 10 a 15%
Royalties fixo mensal: valor da venda de 200 empadas, aproximadamente, R$ 1100
Fundo de propaganda: R$ 200
Retorno do investimento: 24 meses

Sobre a Empada Brasil:

www.empadabrasil.com.br

(11) 3225 9337

Nenhum comentário