Últimas

Avaliação do Relatório Trimestral de Inflação (RTI): Probabilidade de queda da Selic de 0,75 p.p em janeiro, mas ajustes potenciais das projeções ainda são esperados

Manuel Enriquez Garcia e Eduardo Velho – Presidente e Diretor Técnico da Ordem dos Economistas do Brasil 

O discurso do Relatório Trimestral de Inflação ratifica um cenário de flexibilização mais intensa da taxa básica de juros em 0,5 p.p. em relação ao Copom de outubro, como tem sido precificada pelo mercado nas últimas semanas em linha com o nosso cenário base da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB), após a divulgação de dados recentes da atividade econômica e inflação.

A OEB considera que o RTI, em princípio, reduz a probabilidade de queda mais intensa da taxa básica de juros de 0,75 p.p. na próxima decisão de política monetária, em janeiro de 2017. Nesse sentido, estimamos que os juros dos contratos futuros do DI, em particular, os curtos devem sofrer um ajuste técnico para cima nesta quinta-feira. Deve-se ressaltar que a autoridade monetária voltou a reiterar que o ritmo de queda dos juros (Selic) dependerá das projeções dos modelos e expectativas de inflação e dos condicionantes de risco. Em suma, não podemos descartar uma redução da Selic de 0,75 em janeiro, pois ainda pode ocorrer uma Surpresa Inflacionária (SI) para baixo no modelo do Bacen nas próximas semanas. A OEB trabalha com o cenário de queda de 0,5 p.p. na decisão do Copom de janeiro com probabilidade de 75%. Mais detalhes em nosso “Copom Watch”.

De fato, não ocorreu alteração da projeção do IPCA pelo Bacen para 2017 no cenário de mercado (incorporam as trajetórias dos juros e da taxa de câmbio esperada pelo mercado), mantida em 4,7%, similar à Ata de outubro. A intensificação da flexibilização dos juros acima de 0,5 p.p. demandava um recuo dessa projeção do IPCA em pelo menos 0,2 a 0,3 pontos percentuais. No cenário de referência, a estimativa do modelo do Bacen também se manteve em 4,4% para o IPCA do próximo ano, inclusive equivalente ao RTI imediatamente anterior.

De qualquer forma, o balanço de riscos para a inflação é significativamente mais favorável em relação ao RTI de setembro: (i) as projeções do IPCA de 2016 e para 2017 e 2018 recuaram para 6,5%, 4,7% e 4,5% comparativamente ás estimativas de 7,3% , % e 4,6% apontadas no RTI de set2016; (ii) no cenário de referência, o IPCA estimado para 2018 seria de 3,6%, inferior à meta central de 4,5%, sinalizando que a probabilidade de reversão da flexibilização dos juros seria desprezível nos próximos meses.

Na ótica do crescimento econômico, a autoridade monetária também não veio com surpresas, revisando para baixo sua estimativa de expansão real do PIB para 2017, de +1,3% para +0,8%. Esse ajuste está convergente com as revisões para baixo do mercado nos últimos meses, sobretudo após a frustração com a intensidade negativa do PIB do terceiro trimestre. Durante a divulgação do “Boletim de Política Econômica” no último dia 14, a OEB divulgou o seu cenário base com estimativa de crescimento do PIB de 0,57% e uma redução da taxa básica de juros para pelo menos 10,25% até dezembro.

Nenhum comentário