Últimas

Café Morro Grande participa do lançamento da 14ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo

Aldir Alves Teixeira, Arnaldo Jardim, Lia Lima Gatti Höfling e Leidiliz Lima Gatti/Crédito Paulo Prendes
Os melhores cafés produzidos por cafeicultores paulistas e beneficiados por renomadas empresas do segmento foram reconhecidos no dia 16 de dezembro, durante a solenidade de lançamento da 14ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo. A tradicional cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes contou com a degustação da bebida preparada com os lotes de café arrematados dos produtores vencedores do 15º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Adir Alves Teixeira, entre eles, o Café Morro Grande.

Para o presidente da Câmara Setorial do Café da Secretaria, Eduardo Carvalhaes, a realização dos concursos estimula a produção e possibilita que as regiões conheçam sua especialidade. “Esses cafés são selecionados em 14 concursos regionais, depois passam pelo Estadual para serem adquiridos pelas indústrias. E com a compra por grandes empresas do setor, o café paulista passa a ser vendido em todo o País”, ressaltou o representante do Museu do Café.

Sidney Fernandes, gerente comercial da Café Morro Grande, destaca que a premiação gera um impacto muito positivo no setor. “Esta é uma iniciativa que ajuda a valorizar a cafeicultura paulista e possibilita colocar cafés especiais no mercado. E é um círculo virtuoso: o produtor ganha um prêmio, e incentiva o vizinho a entrar no concurso no ano seguinte, ampliando a qualidade do produto”, relatou o representante da tradicional marca no interior paulista.

Na opinião do engenheiro agrônomo e especialista em qualidade do Café, Aldir Alves Teixeira, a criação dos prêmios possibilitou diferenciar a produção de café commodities e especial. “Isso valorizou o produtor, que tem um ganho para produzir com qualidade”, afirmou o pesquisador que dá nome ao prêmio Estadual.

Com a melhor safra registrada nos últimos 30 anos, o setor cafeicultor paulista tem muito a comemorar, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim. “Foram seis milhões de sacas colhidas e, mais uma vez, consolidamos a produtividade do Estado, com uma média de 30 sacas por hectare”, afirmou.

SAFRA ESPECIAL CAFÉ MORRO GRANDE - Levemente cítrica, com toque de mel e fundo aveludado de amêndoas, a Safra Especial do Café Morro Grande desta ano foi arrematada da Associação de Cafeicultores do Vale da Grama, com grãos produzidos no Sítio Alvorada da Serra. Na análise sensorial do júri foram descritos como um café com doçura acentuada, notas de limão, nuance floral e retrogosto persistente. O município de São Sebastião da Grama é beneficiado pelo clima e relevo propícios ao cultivo de cafés de qualidade.

Nenhum comentário