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Estudo do SPCVB revela potencial dos finais de semana em São Paulo

A taxa de ocupação nos hotéis no período de sábado a domingo apresenta elevação contínua.

Créditos: Ken Chu SPCVB
São Paulo está deixando de ser conhecida como "a cidade do trabalho". Apesar do setor de eventos corporativos ser sólido, de acordo com o Observatório do Turismo cerca de 70% dos visitantes de São Paulo são motivados por negócios, o turismo aos finais de semana demonstra crescimento exponencial nos últimos anos. De acordo com o estudo "A Ocupação dos Hotéis no Final de Semana em São Paulo" do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), com dados do Observatório do Turismo, a tendência é o sábado e o domingo continuarem a se aproximar dos dias de semana na questão de ocupações nos hotéis.

Observado o período de janeiro a setembro, em 2016, a diferença entre a ocupação nos hotéis de São Paulo geral e no final de semana foi de 5,94%, menor que em 2012, quando a diferença ficou em 11,91%.



Já a diária média dos hotéis, analisada no mês de janeiro de 2012 a 2016 mostra o empenho da hotelaria em manter o desenvolvimento dos finais de semana de São Paulo. A relação entre diária média e taxa de ocupação é inversamente proporcional. Toni Sando, Presidente Executivo do SPCVB explicou que "em janeiro, por ser um mês de férias, a menor diária média faz crescer a ocupação nos hotéis, criando um equilíbrio entre os meses do ano. O oferecimento deste preço em hotéis de qualidade de São Paulo cria um atrativo especial para os visitantes que procuram conforto e lazer por valores mais competitivos. Pode ser uma alternativa para que a hotelaria mantenha sua taxa de ocupação, com pacotes e promoções".



Enquanto isso, o mês de carnaval, que normalmente acontece em fevereiro, dispensa essa redução na diária média. Prova disso foi 2015, em que, de acordo com o Observatório do Turismo, o número de turistas nacionais que vieram à capital paulista assistir aos desfiles das escolas de samba aumentou 22% comparado a 2014. E para 2017, segundo a Secretaria Municipal de Cultura, o número de blocos para o Carnaval de Rua vai crescer: serão 495, 61% maior que em 2016, que teve cerca de 300 blocos. "Essa ampliação do Carnaval de São Paulo possibilita o aumento das diárias médias, já que cada vez mais visitantes vêm apreciar essa época do ano na cidade", declarou Toni Sando.

Segundo o www.visitesaopaulo.com/monitorasp, os finais de semana em São Paulo se destacam pelo turismo de lazer que a cidade oferece com museus, casas de shows, bares, passeios, compras e a 4ª melhor vida noturna do mundo, além das mais famosas atrações turísticas, como o Parque do Ibirapuera, considerado um dos 10 melhores parques em âmbito global, e a Vila Madalena, que é um dos vinte bairros mais descolados do mundo.

O resultado do desenvolvimento nos finais de semana e a popularização do lazer em São Paulo é o aumento na taxa de ocupação não só nos hotéis, mas também nos hostels paulistanos. Aos finais de semana, no primeiro semestre de 2016 a ocupação nos hostels cresceu 28,6% em relação ao semestre anterior, totalizando a ocupação de 49,40% com a diária média de R$47,00.

Toni Sando, afirmou que a tendência é a cidade continuar crescendo no aspecto de diversão e lazer: "São Paulo é muito diversificada. É uma cidade tradicionalmente de eventos corporativos, e que também recebe os turistas de braços abertos aos finais de semana, com seus pontos turísticos e gastronomia refinada. Não é à toa que os números são positivos: em 2012, os finais de semana nos hotéis contaram com 53,52% de ocupação no semestre e 54,68% no ano todo. E no primeiro semestre de 2016 foram registrados 55,01%. Levando em consideração a média histórica, pode-se chegar a 56,41% para o ano todo, o maior valor entre os períodos analisados", afirmou.

Sobre o SPCVB

Com 33 anos de existência e primeiro Convention & Visitors Bureau da América do Sul, o São Paulo Convention & Visitors Bureau é uma fundação estadual de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega atualmente mais de 750 associados-mantenedores, representando todos 40 segmentos do trade turístico paulista. Seus objetivos são a ampliação do número de visitantes e o aumento de sua estadia por meio da captação e suporte a eventos, promoção e programa de capacitação.

Para isso, a entidade integra setores da sociedade em parcerias público-privadas a fim de dinamizar o volume de negócios e o mercado de consumo, contribuindo para o desenvolvimento econômico do destino, melhoria da qualidade de vida e renda de seus habitantes, e aumento do número de visitantes. Os recursos financeiros da Fundação são provenientes da mensalidade dos associados, de parcerias e da contribuição facultativa do room tax junto aos hóspedes dos hotéis associados.

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