Últimas

Nesta sexta-fera (16), Yeda Prates Bernis, vice-presidente da Academia Mineira de Letras, recebe o prêmio Alceu Amoroso Lima, no Rio de Janeiro

Yeda Prates - Divulgação
A poeta e vice-presidente da Academia Mineira de Letras, Yeda Prates Bernis receberá o Prêmio Alceu Amoroso Lima – Poesia e Liberdade. A solenidade será no dia 16 de dezembro, na Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro.

“Yeda não se envaidece com mais este prêmio, mas sente-se lisonjeada pela associação da poesia à liberdade e pela importância do patrono, o combativo Alceu Amoroso Lima, o Tristão de Athayde. E dedica a comenda à Academia.”, comenta o acadêmico e ex-presidente da AML, Olavo Romano.

O prêmio, concedido nos anos pares, já foi outorgado a personalidades da expressão de Austregésilo de Athayde, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar, Adélia Prado, Carlos Rodrigues Brandão, Thiago de Melo, Rubens Alves, Dom Helder Câmara, Ivan Junqueira e Antônio Cícero.

Yeda Prates Bernis é mineira de Belo Horizonte e graduada em Letras Neo-Latinas pela Faculdade de Filosofia Santa Maria, atual PUC Minas. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais por oito anos e conta em seu currículo com inúmeros cursos ligados à literatura, cultura grega, música popular brasileira, cinema, fiolosofia, bem como com vários prêmios e títulos. É autora de obras como “Entre o Rosa e o Azul”, pela qual recebeu o 1° prêmio no Concurso Cidade de Belo Horizonte em 1967.

Nenhum comentário