Grupo Utam investe 2 milhões em linha de cafés gourmet
Aporte na planta de Minas Gerais aumentará a capacidade produtiva local em 48% para abastecer o mercado interno
O Grupo UTAM, há quase 50 anos no mercado de produção e distribuição de café, investiu 2 milhões de reais em sua planta de Minas Gerais para contar com uma estrutura moderna e exclusiva de produção de cafés gourmet – ela fará todo o processo, da blendagem, passando pela torrefação até o envase.
A reformulação deve ser finalizada no primeiro trimestre de 2017 e, com ela, a capacidade produtiva da planta aumentará em 48%, passando para 420 toneladas/mês de café, elevando a capacidade total do grupo para 1.000 toneladas/mês.
Com fábricas em Piumhi, na região Oeste de Minas Gerais, e em Ribeirão Preto (SP), a decisão da empresa de investir na unidade mineira considerou alguns motivos: localização estratégica numa região que produz bastante café com fornecedores de excelente qualidade, e proximidade de Belo Horizonte, Ribeirão Preto e São Paulo.
A empresa tem forte atuação no beneficiamento do café torrado e moído, mas, agora, quer ser também referência na produção de cafés especiais. “A ala gourmet tem uma representatividade de apenas 10% do faturamento global do Grupo, fechado em R$ 54 milhões em 2015. A ideia é, em 2017, passar para uma participação de 20% graças à inversão em curso”, afirma a diretora-executiva do Grupo UTAM, Ana Carolina Soares.
Ela ainda enfatiza que, com esse investimento, vai consolidar ainda mais o nome da empresa no mercado. “Esse segmento é muito promissor, afinal, tem apresentado crescimento expressivo mundialmente e se mostrado cada vez mais valorizado pelos brasileiros”, acrescentou a diretora-executiva.
Lançamentos reúnem quatro tipos de café
O Grupo UTAM já possui no mercado um café especial e está desenvolvendo toda uma linha de gourmets. “Estamos lançando quatro blends (todos de lavouras cafeeiras brasileiras com cafés das regiões do Sul de Minas e região Alta Mogiana, na divisa de Minas Gerais com São Paulo). São regiões produtoras tradicionais de qualidade dentro do Brasil”, adiantou Ana Carolina.
Sobre a Utam
Idealizado no final de 1969, com fundação oficial em 1970, o Grupo UTAM está sob domínio acionário da atual direção desde 1985. Hoje, é liderada, em sua maioria, pela terceira geração da família Júlio Soares e por dois profissionais da segunda geração.
A atuação principal da companhia é a industrialização do café, mas possui um portfólio diversificado e atualizado ao perfil dos consumidores. O resultado desta performance é hoje uma atuação em mais de 400 cidades e uma carteira com cerca de 9.500 clientes ativos.
O Grupo UTAM está posicionado no ranking nacional da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) na 15ª posição diante de cerca de 1.299 indústrias do setor, das quais 406 são afiliadas à entidade, divulgado no ano passado. Site: http://www.grupoutam.com.br/
O Grupo foi a primeira indústria nacional a trazer as cápsulas compatíveis (em parceria com uma empresa portuguesa) com a máquina Nespresso.
Nenhum comentário