Natura apoia nova fase de projeto de “fogões eficientes”, que beneficia milhares de famílias e preserva a floresta
Financiada pelo edital Natura Carbono Neutro, iniciativa do Instituto Perene no Recôncavo Baiano melhora a qualidade de vida dos moradores ao mesmo tempo em que protege a Mata Atlântica
A construção de “fogões eficientes”, também a lenha, mas com uso de tecnologia que permite uma redução significativa no uso da madeira, já beneficiou seis mil domicílios na região, nos últimos oito anos. Um novo contrato irá contemplar mais 1.880 casas, totalizando quase oito mil famílias e cerca de 25 mil pessoas.
No mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de três bilhões de pessoas dependem de fogões a lenha para cocção. Estima-se que cerca de quatro milhões morram prematuramente todos os anos em decorrência de doenças relacionadas à inalação contínua de fumaça. Fogões convencionais a lenha demandam um volume excessivo de madeira, e a fumaça proveniente do processo de queima resulta em graves problemas de saúde, afetando principalmente pulmões e olhos e, especialmente, mulheres e crianças.
O apoio da Natura ao Projeto Fogões Eficientes ocorre por meio do edital Programa Natura Carbono Neutro, lançado em 2007. O objetivo do programa é impulsionar uma redução contínua e significativa das emissões de gases do efeito estufa provocadas pela empresa, em todo o ciclo de vida de seus produtos (desde a extração da matéria-prima até o descarte das embalagens pelo consumidor). Todas as emissões que não puderam ser evitadas são 100% neutralizadas por meio dos projetos de compensação, contratados via editais. Esse é o caso dos contratos com o Instituto Perene, que correspondem à compensação de parte das emissões da Natura nos anos de 2008 a 2010 e de 2014 a 2016, com investimentos de cerca de R$ 4 milhões.
A primeira grande conquista do Programa Natura Carbono Neutro foi a redução relativa de 33,2% nas emissões de gases de efeito estufa gerados pelas atividades da empresa, no período de 2006 a 2013. Esse resultado foi atingido graças a diversas ações adotadas em toda a cadeia de valor da Natura, como a incorporação de material reciclado pós-consumo em suas embalagens; a otimização da entrega de produtos, com a abertura de novos centros de distribuição e o maior uso de transporte marítimo; e a utilização de álcool orgânico (produzido com práticas sustentáveis) em toda a perfumaria da marca.
A compensação das emissões que não foi possível reduzir é feita com a mensuração dos benefícios climáticos decorrentes de cada projeto selecionado via edital, que são convertidos em créditos de carbono. Esses créditos são vendidos à Natura, que os utiliza para “neutralizar” suas emissões. Os recursos destinados à compra de créditos já fomentaram 35 projetos de compensação na América Latina.
“Além de serem positivas para o clima, as iniciativas contratadas via edital resultam em diversos benefícios socioambientais locais, tais como: proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos, fortalecimento de lideranças comunitárias, capacitações, incremento de renda e melhoria da qualidade de vida”, afirma Keyvan Macedo, gerente de sustentabilidade da Natura.
Até o momento, já foram abertos cinco editais para a captação de projetos e neutralização das emissões da operação da Natura, com benefício climático de 2,8 milhões de toneladas de CO2e (CO2 equivalente).
Como funciona o fogão eficiente
A tecnologia empregada pelo Instituto Perene utiliza uma câmara de combustão que possibilita um processo de queima da lenha com o mínimo de fumaça, expelida por meio de uma chaminé. Os moradores arcam com os custos dos materiais – areia, cimento e cerâmica – necessários para a montagem da estrutura do novo forno, e a organização disponibiliza os componentes técnicos e a mão de obra. A Natura entra com o aporte financeiro, por meio da compra de créditos de carbono, auxiliando no financiamento e na construção dos fogões eficientes.
“É uma tecnologia simples, que utiliza recursos e pessoas da região, e que está chegando a milhares de casas de baixa renda”, diz Guilherme Valladares, co-fundador do Instituto Perene. “Há benefícios não só para todas as partes envolvidas no projeto, como para a comunidade local e a sociedade em geral. O uso da lenha tem impacto direto nos remanescentes da Mata Atlântica na região do recôncavo baiano, pois são milhares de pessoas coletando lenha todos os dias para queimar. A cadeia de fornecimento dos fogões eficientes também estimula oportunidades econômicas, fomentando a capacitação e a criação de empregos locais para a montagem do fogão”, diz Valladares.
Uma das primeiras beneficiadas pelo projeto, Crispina Bispo Barbosa, que vive no município de Maragogipe, logo percebeu o impacto da mudança e se tornou parceira do Instituto Perene, passando a cadastrar outros moradores da região a ser contemplados. “Percebi que isso melhora também a autoestima das mulheres, que ficavam com as unhas e as roupas cheias de carvão. A gente fazia os fogões de qualquer jeito, tinha muita fumaça pela casa toda, gastava muita lenha e saía muito fogo, mas pouco calor”, conta. Atualmente, mais de mil famílias que vivem na localidade de Crispina já cozinham nos fogões eficientes.
Edinole Batista dos Santos, contemplada com o novo fogão em dezembro de 2016, aponta outros benefícios: “Eu mesma tiro a lenha com machado e carrego no jegue, para cozinhar. Agora vai ser mais tranquilo, porque esse fogão é muito mais econômico e precisa de pouca lenha para cozinhar todo dia. Também vou poder usar todo tipo de panela, porque não tem carvão. É o melhor presente de Natal que eu poderia ter”, comemora.
A estimativa é que, com a troca dos fogões, haja a redução de aproximadamente 108 mil toneladas de emissões de gases de efeito estufa durante os dez anos de vida útil dos fogões. Isso é o equivalente às emissões de um automóvel movido a gasolina em cerca de 18 mil voltas na Terra.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,9 bilhões de receita líquida em 2015, possui mais de 7 mil colaboradores, 1,9 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, um hub logístico em Itupeva (SP) e centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP) e Nova Iorque (EUA). Detém o controle da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras pela Revista Natura ou pela internet no site da Rede Natura rede.natura.net. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: Linkedin, Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
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