Últimas

Destaque como cidade digital, Guaxupé apresenta inovações a gestores do Sul de Minas

Município reduz gastos com tecnologia. Fórum de Cidades Digitais da região acontece na próxima semana em Varginha

Guaxupé vai mostrar a gestores que participam, na próxima quinta-feira (23), do I Fórum de Cidades Digitais do Sul de Minas, em Varginha, o Programa de Monitoramento Integrado (PROMIN) e os investimentos em tecnologia que fazem do município, atualmente, referência como cidade digital. O município mineiro, de 55 mil habitantes e localizado na microrregião de São Sebastião do Paraíso, é destaque no que se trata de investimentos em tecnologia para otimizar recursos e atendimento. Na área de Segurança Pública, inovou ao agregar no projeto a rede de câmeras do comércio local.

No Fórum organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Varginha, o diretor de Informática de Guaxupé, Wesley Lima Silva, detalha as ações que reduzem custos ao mesmo tempo em que aumentam a eficiência na comunicação entre os setores municipais. Com 100% dos prédios públicos interligados via fibra óptica, Silva destaca que a infraestrutura já propiciou uma economia de quase R$100 mil nos últimos dois anos em relação ao custo para manutenção de uma conexão via rádio entre as 58 unidades públicas da cidade. “Tivemos uma qualidade maior e valor mais baixo porque tivemos competitividade e divulgação na licitação. O edital foi bem montado e as empresas da cidade tinham interesse em atuar”, observa.

Economias também aparecem com a terceirização de impressões e mudanças na telefonia. São cerca de R$245 mil que o município deixa de gastar a cada ano. O rastreamento e gestão da frota escolar é outra iniciativa que promete resultar em mais dinheiro em caixa, o que possibilitará, adianta o diretor, que a Secretaria Municipal de Educação tenha um controle, por exemplo, de entradas e saídas das crianças e da circulação do transporte terceirizado através de um sistema georreferenciado. “Pelos cálculos vamos economizar 48 km por dia sendo 2,6 por cada rota (São 18 rotas ao todo), 960 km por mês e 11.520 km por ano. Todas essas iniciativas nos trouxeram gestão, velocidade de respostas e economia”, ressalta Silva.

Encontro - O I Fórum de Cidades Digitais do Sul de Minas irá reunir prefeitos, gestores, vereadores, empresários, academia e demais interessados no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de desenvolvimento das localidades. As inscrições para o evento são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo forum.redecidadedigital.com.br

Segundo o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é promover a troca de conhecimento entre os gestores, facilitando o planejamento na área, e estimular o surgimento das cidades digitais e inteligentes na região. “A ideia é apresentar modelos dentro da realidade dos pequenos municípios e levar informação a prefeitos, gestores e vereadores sobre a importância de se colocar a tecnologia como estratégica na administração para o aprimoramento dos serviços públicos e melhorar a vida das pessoas”, frisa Marinho.

O evento tem o patrocínio máster do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Conam e da Vector; ouro da SAJ Procuradorias e da Exati Tecnologia, prata da ENW e apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Sapucaí (AMBASP), da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) e da Associação Brasileira de Internet (Abranet).

Serviço:

I Fórum de Cidades Digitais do Sul de Minas
23 de fevereiro, em Varginha
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br/
Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812

Nenhum comentário