Últimas

ESPM promove curso sobre ações de marketing e patrocínio em eventos esportivos e de entretenimento

Conteúdo tem foco na atuação dos players do mercado, suas fontes de receita e a jornada percorrida desde a ideia da criação de um evento, a estruturação econômico-financeira do projeto, mapeamento de receitas, desenvolvimento do plano comercial, comercialização, entrega, operação e pós-vendas. 

São Paulo, fevereiro de 2017 – A ESPM está com inscrições abertas para o curso Sportainment Sponsorship Essentials, voltado aos interessados em aprimorar seus conhecimentos relacionados a patrocínios e ações de marketing em eventos esportivos e de entretenimento. Com duração de 15 horas e aulas divididas em cinco módulos marcados para os dias 3, 10, 17, 24 de abril e 8 de maio, o curso será realizado no Campus Joaquim Távora da instituição de ensino, localizado no bairro da Vila Mariana, em São Paulo. As aulas serão ministradas pelos profissionais José Colagrossi, Diretor Executivo do IBOPE Repucom, e Ivan Martinho, Especialista em Marketing com vasta atuação em marketing esportivo.

O objetivo do curso é contribuir para o aperfeiçoamento profissional e promover maior compreensão do que pode ser realizado em marketing no esporte e em eventos de entretenimento, avançando os conhecimentos dos que atuam, possuem compreensão básica ou buscam acumular conhecimento nessas áreas. O conteúdo enfoca aspectos importantes para entendimento da indústria de patrocínios no Brasil, detalhando a atuação dos players do mercado, suas fontes de receita e a jornada percorrida desde a ideia da criação de um evento, a estruturação econômico-financeira do projeto, mapeamento de receitas, desenvolvimento do plano comercial, comercialização, entrega, operação e pós-vendas, usando como apoio cases consagrados e conhecidos do grande público.

Com a coordenação do Prof. Paulo Roberto Correa Fraga de Freitas, o Sportainment Sponsorship Essentials também irá apresentar teorias e práticas comuns do mercado, destrinchando os porquês do sucesso ou do insucesso de eventos por meio de uma abordagem técnica e profissional. “Este é um mercado que movimentou bilhões de reais em nosso país nos últimos 10 anos, na chamada década de ouro do esporte e do entretenimento no Brasil”, afirma Ivan Martinho, que será um dos especialistas a ministrar o curso. “Tivemos os Jogos Pan-Americanos em 2007, a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016), para citar apenas os maiores eventos esportivos internacionais realizados por aqui. Houve ainda vários grandes festivais de música que revolucionaram nosso segmento, por isso esse é um assunto que merece total atenção e entendimento”, completa.

SERVIÇO

Curso SPORTAINMENT SPONSORSHIP ESSENTIALS
Aulas: 3, 10, 17, 24 de abril e 8 de maio
Local: ESPM - Campos Joaquim Távora - Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana - SP
Investimento: R$1.216,08 até 15 de março ou R$1.510,10 a partir de 16 de março
VAGAS LIMITADAS!
Informações: (11) 5081-8200 (opção 1)
Inscrições: http://securityserver2.espm.br/eventos/servlet/hnweevn1

SOBRE IVAN MARTINHO

Ivan Martinho é formado em administração de empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). O profissional conta com ampla experiência profissional na área de marketing esportivo, com especialização em vendas de patrocínios para grandes campeonatos, como Copa América e Copa do Brasil, eventos que levam diversos torcedores aos estádios para verem seus ídolos e que geram grande visibilidade para as marcas anunciantes.

No ambiente profissional, Martinho foi responsável pela comercialização de patrocínios e propriedades no esporte para clientes corporativos e grandes anunciantes. Outra atribuição de sua carreira é de cuidar do backstage (produção) para garantir que todas as entregas de propriedades prometidas na venda sejam executadas com perfeição, isso inclui gestão de uma grande equipe espalhada pelo país de funcionários diretos e indiretos

Martinho atua na área do entretenimento esportivo desde 2009 e passou por empresas como Vivo, InBev, Michael Page, Time For Fun e Traffic Sports. Durante sua carreira, conduziu grandes eventos e liderou equipes das mais variadas áreas. Em sua trajetória acadêmica, o executivo fez pós-graduação em Marketing na ESPM, MBA Executivo na fundação Dom Cabral, Pós-MBA na Kellogg School of Management de Chicago e fez especialização em gestão do esporte pela CIES/FIFA, além disso, é professor de MBA no curso de Marketing Esportivo da ESPM.

SOBRE JOSÉ COLAGROSSI

José Colagrossi é uma das maiores autoridades em marketing esportivo do país. Diretor Executivo do IBOPE Repucom, maior empresa do setor do mundo e moeda da indústria de patrocínios esportivos, culturais, institucionais e promocionais, José Colagrossi trabalha diretamente com os maiores clubes, federações, emissoras, agências, atletas e patrocinadores do nosso país. Palestrante regular no país e exterior, regularmente faz apresentações em eventos como ABA Esportes, Maxi Mídia, Footecom e Sport Business. Formado em marketing pela Fairleigh Dickinson University e com Mestrado pela Columbia University, José Colagrossi foi também professor universitário tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.

SOBRE A ESPM

A ESPM nasceu em 1951, por meio de um projeto de Rodolfo Lima Martensen, atendendo a um convite de Pietro Maria Bardi, então diretor do Museu de Arte de São Paulo (Masp) – e apoiado por Assis Chateaubriand, presidente dos Diários Associados, na época o maior grupo de mídia do Brasil. Com o nome de Escola de Propaganda do Masp, ocupou, inicialmente, uma sala do museu. Sob a direção de Martensen e com o slogan “Ensina quem faz”, a escola reunia, naquele tempo, profissionais do mercado para ministrar seu curso livre; mas manteve até o presente a filosofia de sempre associar a prática com a teoria, que hoje caracteriza a maioria dos cursos superiores. E já com o nome de Escola de Propaganda de São Paulo manteve-se instalada no MASP até 1955, quando se mudou para instalações próprias, no mesmo prédio, e ganhou a denominação “Superior”. Em 1971, Otto Hugo Scherb assumiu a direção e propôs a mudança do nome para Escola Superior de Propaganda e Marketing, mantido até hoje. A ESPM entrou em um excelente ciclo de crescimento e desenvolvimento, passando por uma reestruturação na gestão, assim como no conteúdo dos cursos.

Nenhum comentário