Idealizadora de projeto de incentivo à leitura, Consultora Natura de Rondônia vence Prêmio Acolher 2016
Público escolheu entre três finalistas da premiação. Empresa também anuncia o resultado do Prêmio Acolher Colaborador
"Apoiamos o desenvolvimento social por meio de diversas ações no Brasil e na América Latina, mas a Natura não pode transformar a realidade sozinha. Precisamos nos unir com quem compartilha nossos valores e crenças. É o caso das nossas mais de 1,3 milhão de Consultoras em todo o Brasil, muitas delas envolvidas em projetos que beneficiam suas comunidades. Com o Prêmio Acolher, conseguimos estimular e dar voz a essas pessoas, além de inspirar outras tantas”, diz Cida Franco, diretora de relacionamento da Natura.
O Prazer de Ler em Família
Como orientadora educacional de uma escola localizada em um assentamento rural de Campo de Rondônia (RO), a Consultora Natura Cleinilany Aparecida Dornela tinha muitos problemas e uma certeza. De um lado, o desempenho ruim do colégio no Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb), a dificuldade de aprendizagem dos alunos e a falta de envolvimento dos pais na rotina escolar dos filhos. Do outro, o incentivo à leitura como meio para a promoção da melhoria da educação.
Decidida a mudar a triste realidade, Cleinilany contou com a ajuda dos professores e criou o projeto “O Prazer de Ler em Família”, que beneficia 390 crianças do pré-escolar ao 5º ano. Com orientação dos instrutores, elas escolhem alguns livros, que seguem para suas casas acompanhados de um caderno de anotações. O objetivo é que a leitura seja realizada com o apoio dos pais, que ajudam a relatar por escrito como foi a experiência.
Uma forma simples de estimular o hábito da leitura, e ao mesmo tempo, mostrar às famílias o quanto elas são importantes para o desenvolvimento dos filhos na atividade escolar. Os resultados positivos já começaram a aparecer: aumento da nota da escola no IDEB de 2,4 para 3,2; maior integração dos pais com a instituição; união de toda a comunidade em torno da iniciativa; e o engajamento dos professores. Há até pais que abandonaram os estudos e que já pensam em retornar às salas de aula.
“A leitura é essencial para ter um futuro melhor. Alunos-leitores são alunos conscientes do que é melhor para eles”, diz a consultora.
Para a conquista do voto popular, Cleinilany teve duas concorrentes de peso. As consultoras Natura Danielle de Cassia Jamnik Frumento e Lucimara Batista de Lima também foram reconhecidas pelo Acolher. A primeira está à frente do projeto “Potencializando a Geração de Renda”, como articuladora de parcerias em prol da inserção no mercado de trabalho de familiares de crianças com necessidades especiais que frequentam a Escola Nilza Tarturce, entidade filantrópica chancelada pela Unesco. Criada há oito anos, a iniciativa se dedica à capacitação profissional gratuita de pessoas de baixa renda, nas áreas de panificação e confeitaria.
Já Lucimara encontrou na aliança entre a teoria e a prática para despertar a consciência ambiental em crianças, por meio do projeto “Quero o Verde”. Como diretora da Escola Municipal Ana Maria Pereira, ela incentivou alunos e professores a criarem uma horta comunitária que fornece alimentos orgânicos para a merenda escolar. Os alunos ajudam no plantio, aprendem técnicas de cultivo, a cuidar do meio ambiente, a reciclar o lixo e a ter uma alimentação saudável. Atualmente, são 120 crianças beneficiadas diretamente e 300 pessoas indiretamente.
Saiba mais sobre os três projetos finalistas aqui.
Prêmio Acolher Colaborador
Em 2016, a Natura inaugurou uma versão do Prêmio Acolher para colaboradores. Só participa quem trabalha na empresa.
O projeto vencedor do voto popular foi o “CCA Monte Carmelo”, de Porto Feliz (SP), que atende 250 crianças e adolescentes entre seis e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. Quando estão fora da escola, eles recebem gratuitamente atividades socioeducativas que possuem foco na formação e no desenvolvimento destes jovens.
Além do CCA Monte Carmelo, a premiação também reconheceu os projetos “Social Pro Life” e “Primeiro Passo”, promovidos em Cajamar (SP) e em Cabreúva (SP), respectivamente. Ambos também disputaram a votação popular. Saiba mais sobre as iniciativas aqui.
Desde 2010, o Acolher já recebeu mais de 3 mil inscrições e premiou mais de 50 Consultoras Natura. Conheça outros projetos transformadores aqui.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,9 bilhões de receita líquida em 2015, possui mais de 7 mil colaboradores, 1,9 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, um hub logístico em Itupeva (SP) e centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP) e Nova Iorque (EUA). Detém o controle da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras pela Revista Natura ou pela internet no site da Rede Natura rede.natura.net. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: Linkedin, Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Nenhum comentário