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Mimulus Cia de dança apresenta “Pretérito Imperfeito” no Palácio das Artes

Espetáculo com direção de Jomar Mesquita promove uma viagem pelas lembranças do passado e incentiva a participação do público 


A Mimulus, tradicional Cia de Dança de Salão de Belo Horizonte, apresenta no próximo final de semana (11 e 12 de fevereiro) o espetáculo Pretérito Imperfeito pela 43ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança.

Com direção do bailarino Jomar Mesquita, Pretérito Imperfeito é um espetáculo que traz na bagagem o DNA da Mimulus, que há mais de 20 anos, tendo a dança de salão como base, mas leva aos palcos um trabalho diferente de tudo o que o público está acostumado a ver. “É um trabalho diferenciado, extremamente corporal e criativo e que não se enquadra em classificações”, diz a produtora da Mimulus Baby Mesquita.

Pretérito Imperfeito faz alusão ao tempo verbal enfatizando a ideia de que as lembranças do passado se reverberam no presente. A Cia utiliza-se das cenas para apresentar suas memórias e lembranças, depois de muito investigar e refletir sobre os seus mais mais de vinte anos de vida. “Em alguns momentos, seu público mais fiel reconhecerá as alusões a espetáculos do repertório do Grupo. Os que assistem pela primeira vez guardarão para sempre na memória lembranças de um trabalho inovador, permeado pela grande sensibilidade e uma vasta gama de sentimentos, além do bom humor, outra característica inconfundível nos trabalhos da Mimulus”, diz.

No foyer do teatro, o público é convidado a alimentar o espetáculo compartilhando momentos inesquecíveis de suas vidas. Em pequenos pedaços de papel, bilhetinhos são incorporados à cena e passam a fazer parte do cenário de próximas apresentações.

Pretérito Imperfeito é resultado de muita pesquisa e estudo. A primeira inspiração foi a leitura do livro “Pequeno Tratado das Grandes Virtudes”, do filósofo francês Andre Comte-Sponville. Em seguida, caminhou pela mitologia grega, na qual a dança se apresenta como filha da Memória. Laboratórios de poesia e de música erudita brasileira contribuíram para que o diretor Jomar Mesquita harmonizasse a trilha sonora, a fala, cenário e luz às pesquisas corporais desenvolvidas em conjunto pelos bailarinos, gerando mais um trabalho surpreendente da Mimulus Cia de Dança. A trilha sonora, sempre irretocável, outro ponto forte do diretor Jomar Mesquita, é composta por músicas instrumentais brasileiras, indo do erudito ao popular.

O espetáculo estreou em 2015 e já acumula prêmios como o de Melhor Cenário e Luz e Melhor Figurino. Já esteve em cartaz em Recife no Festival Internacional de Dança e em São Paulo na Sala Paulo Autran e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em breve entrará em circuito internacional.

Sobre a Mimulus

Fundada em 1992, a companhia manteve a dança de salão como base para seus trabalhos. No entanto, movida por sua inquietação natural, desconstrói e transpõe os limites formais de cada gênero, o que resulta em uma linguagem própria e inovadora, um estilo contemporâneo, vibrante e único.

Assim, a Mimulus mantendo-se permeável às múltiplas possibilidades que lhe oferece o mundo contemporâneo, apresenta resultados surpreendentes, como se pode ver nos espetáculos de repertório que segue apresentando continuamente: “Dolores”, “Por um Fio”, “Do Lado Esquerdo de Quem Sobe, “De Carne e Sonho”, ”Entre”, que entre outros significados da palavra, explora o “não lugar” onde a Cia. Se coloca em sua intensa busca

Serviço: Pretérito Imperfeito- 43 Campanha de Popularização do Teatro e da Dança
Dias: 11 e 12 de fevereiro
Horários: sábado às 21h e domingo às 19h
Local: Grande Teatro Palácio das Artes
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1537, Centro
Valor: R$ 15 nos postos Sinparc, na bilheteria do teatro R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Ficha Técnica:

Direção:

Jomar Mesquita
Coreografia:
Bailarinos da Mimulus Cia de Dança
Bailarinos:
Andréa Pinheiro
Guilherme Serpa
Jomar Mesquita
Juliana Macedo
Maiara Victor
Murilo Borges
Sofia Gonzales
Rodrigo de Castro

Assessoria Artística:

Mário Nascimento
Tíndaro Silvano

Assessoria Cênica:

Ernani Maletta

Assistentes de Pesquisa:

Música Brasileira: Ana Cláudia de Assis

Análise do livro “O Pequeno Tratado das Grandes Virtudes” - André Comte-Sponville: Marco Antônio Sousa Alves

Poesia Biossonora: Wilmar Silva de Andrade

Aikidô: Rômulo Lagares

Mitologia: Débora Pazetto

Danças Populares Brasileiras: Gustavo Cortes

Criatividade, nexo com a Percepção: Baby Mesquita

Cenografia

Ed Andrade

Assistentes de Cenografia e Criação de Imagens

Morgana Mafra
Juarez Dias

Produção de Imagens e Cenografia

Criata

Confecção de Cenário:

Artes Cênicas - Joaquim Pereira

Iluminação

Ed Andrade
Junior da Mata
Jomar Mesquita

Figurino

Baby Mesquita
Juliana Macedo
EdnaraBotrel

Técnico de luz:

Junior da Mata

Fotografia
Guto Muniz

Seleção e Edição Musical

Jomar Mesquita

Identidade Visual:

Arte&Moderna

Consultor Internacional

Guy Darmet

Agente Internacional

Stéphane Hivert

Produção

Amora Produções Artísticas

Fábio Ramos

Direção Geral

Baby Mesquita

Apoio Eterno

João Baptista Mesquita

Trilha Sonora:

Valsa pra Lua - Vítor Araújo
Nostalgia - André Mehmari
Na - André Mehmari
Improviso, Op. 27 No. 2 - Alberto Nepomuceno
Solidão n.3 - Vítor Araújo
Ouro Sobre Azul - Ernesto Nazareth
Risque - Ary Barroso
Manhã De Carnaval - Luiz Bonfá / Antônio Maria
Na Gafieira - Thiago França
Paulistana No. 1 - Cláudio Santoro
Carinhoso - Pixinguinha
Valsa da Dor - Heitor Villa-Lobos
Solidão n.2 - Vítor Araújo
Garrafieirando - Darcy da Cruz

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