Projeto Curta a Educação trabalha cinema e oficinas lúdicas para colaborar
com a construção social de crianças de 3 a 9 anos
|
Projeto Curta a Educação - Oficina de Pintura Facial |
Na tarde da última sexta-feira (24) a Fasam – Faculdade Sul-Americana realizou a primeira edição do projeto Curta a Educação. A instituição abriu as suas portas para 120 crianças de 3 a 9 anos que frequentam a Escola Municipal Rotary Goiânia Sul. A atividade foi realizada em dois momentos. Apresentação de curta metragens no Auditório da Faculdade e oficinas lúdicas de pintura facial e escultura de balões, nos jardins externos da Fasam. As crianças tiveram oportunidade de vivenciar novas experiências a partir das reflexões realizadas. Segundo a diretora da Escola Rotary, Letícia Martins da Silva, é muito importante que as crianças conheçam uma faculdade. “Também é um momento ímpar de aprendizado e entrosamento com os amigos e professores,” enfatizou a diretora.
Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia da Fasam, Kátia Braga Arruda Silva, o projeto é interdisciplinar, e a finalidade dos temas abordados é contribuir com a construção da identidade das crianças envolvidas, além de ser um momento para os acadêmicos colocarem em prática o que estão aprendendo em sala de aula. A seleção dos curtas-metragens, que abordaram temáticas como responsabilidade social, ambiental e diversidade cultural, foi feita por discentes do curso de Pedagogia sob orientação dos professores das disciplinas envolvidas, incluindo Educação, Mídias e Novas Tecnologias, Responsabilidade Social e Ambiental.
|
Projeto Curta a Educação - Exibição de Curtas Metragens |
O sócio do Rotary Club Goiânia Sul, Eduardo Cunha Zupanni, um dos principais responsáveis pela parceria entre a Fasam e a Escola Rotary, acompanhou as crianças durante as atividades e se mostrou entusiasmado com o desempenho da iniciativa. “É o início de uma parceria importante entre as duas instituições e que com certeza trará bons frutos, pois essa é uma grande oportunidade de desenvolvimento social e educacional para as crianças”, relata Eduardo.
A professora universitária e secretária do Rotary Club Goiânia Sul, Rina Magnani, acredita que além dos benefícios diretos que o projeto trará para as crianças, também haverá um grande ganho no desenvolvimento dos professores da Escola Rotary, que tiveram a oportunidade de estar em contato com novas metodologias pedagógicas desenvolvidas na instituição para poder aplicá-las no dia a dia dos alunos. “As novas experiências que os professores ganharam participando das atividades farão com que eles enriqueçam seus métodos de aplicação de conhecimento”, explica Rina.
|
Projeto Curta a Educação |
O Curta a Educação também atende às finalidades da instituição de promover ações sociais e maior integração com a comunidade. De acordo com o diretor administrativo-financeiro da Fasam, Ítalo Oliveira Castro, o objetivo é que o projeto entre no calendário anual de eventos da instituição. A próxima edição será realizada no dia 31 de março, quando a Fasam receberá crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valdivina Guimarães da Silva, de Aparecida de Goiânia, para participar das atividades e brincadeiras educativas do projeto.
Nenhum comentário