Últimas

Centro Cultural Banco do Brasil apresenta programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Programa Educativo realiza cortejos musicais gratuitos que percorrem o prédio com apresentações de poemas sobre o universo feminino; 

Ações do CCBB envolvem ainda cinema e teatro e ocorrem de 8 a 13 de março. 

São Paulo, março de 2017 – O Centro Cultural Banco do Brasil vai realizar, de 8 a 13 de março, uma série de atividades especiais em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A Semana da Mulher é uma iniciativa do CCBB de São Paulo que tem o objetivo de promover a reflexão e a conscientização do público sobre questões ligadas à vida das mulheres.

Confira abaixo as atividades previstas para o período.

Cortejo Musical especial

As atividades multidisciplinares começam em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com apresentações temáticas do Cortejo Musical. Realizado pelo Programa Educativo, o Cortejo vai apresentar ao público, gratuitamente, versões musicadas e declamações de poemas das escritoras, ativistas e produtoras culturais Elizandra Souza, Jéssica Policastri, Maria Giulia Pinheiro, Mel Duarte, Raquel Almeida e Ryane Leão. O cortejo vai percorrer as dependências do CCBB, além da área externa do prédio. No dia 8 de março haverá duas apresentações: às 11h e 16h30; de 9 a 13 de março as apresentações acontecerão às 11h. A duração é de aproximadamente 30 minutos.

Práticas e Reflexões: Mulheres que Inspiram

As escritoras que terão seus poemas apresentados no Cortejo Musical estarão no auditório do CCBB às 19h30 do dia 8 de março para o debate “Mulheres que Inspiram”, que integra a série “Práticas e Reflexões”, realizada pelo Educativo por meio de diversos encontros ao longo do ano. Elizandra Souza, Jéssica Policastri, Maria Giulia Pinheiro, Raquel Almeida e Ryane Leão vão discutir, com a participação do público, a poesia escrita por mulheres na contemporaneidade. A mediação será da coordenadora pedagógica do Educativo, Karen Montija. O público poderá acompanhar o debate gratuitamente, devendo retirar o ingresso com até uma hora de antecedência, na bilheteria do CCBB.

Conheça um pouco sobre as escritoras que participarão do evento:


Elizandra Souza – Poeta, jornalista, editora da Agenda Cultural da Periferia na Ação Educativa, locutora da Rádio Comunitária Heliópolis FM, e integrante do Sarau das Pretas - SP. Ativista cultural com um trabalho consolidado há 16 anos na Cultura de Periferia e na Literatura Negra.

Jéssica Policastri – Atriz, formada em Letras e educadora há 5 anos, trabalha atualmente no CCBB SP, compondo a equipe do Programa Educativo.

Maria Giulia Pinheiro – Poeta, escritora, dramaturga, atriz e jornalista. Autora dos livros "Da poeta ao inevitável" (Patuá, 2013) e "Alteridade" (Selo do Burro, 2016). É fundadora do grupo Companhia e Fúria, em que atua, dirige e escreve.

Ryane Leão – Poeta, escritora, professora e autora do perfil de Instagram Onde jazz meu coração - o prazer é todo meu, que publica fotos de lambe-lambes com seus poemas espalhados por São Paulo.

Raquel Almeida – Poeta, escritora, arte-educadora e produtora cultural, co-fundadora do Coletivo Literário Elo da Corrente, que atua no bairro de Pirituba, zona oeste de São Paulo, incentivando a leitura.

Cinema e teatro também são opções

Ainda como parte da programação especial Semana das Mulheres, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo vai oferecer entrada gratuita para mulheres em todos as sessões de 8 de março da Mostra Jean Cocteau: O Testamento de um Poeta. A mostra traz filmes do cineasta francês Jean Cocteau, diretor da “Trilogia de Orfeu”, que influenciou diretores como François Truffaut, Orson Welles, Alain Resnais e Robert Bresson, entre outros. Já em 11 e 12 de março as mulheres terão direito a meia-entrada nas apresentações do espetáculo teatral Gritos, da companhia franco-brasileira Dos à Deux. Com estreia em 10 de março, a montagem traz três poemas gestuais metafóricos criados a partir de um tema: o amor. Os poemas são permeados pelas pessoas invisíveis na sociedade, pelo preconceito, o desprezo e os refugiados da guerra, e são revelados por meio de uma partitura gestual sutil e minuciosa. A peça é interpretada e dirigida por André Curti e Artur Ribeiro, fundadores da Dos à Deux.

SERVIÇO

Semana da Mulher

Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo. (11) 3113-3651/3652 | Quarta a segunda, das 9h às 21 horas

Cortejo Musical

Datas e horários: 8 de março às 11h e 16h30 e de 9 a 13 de março às 11h
Duração: aproximadamente 30 minutos
Gratuito

Debate: Mulheres que Inspiram

Data e horário: 8 de março, às 19h30
Gratuito, mediante retirada de senha até uma hora antes do início do evento

Mostra Jean Cocteau: O Testamento de um Poeta

Sessões gratuitas para mulheres Data: 8 de março Horários: 18h e 19h30

Gritos (peça teatral) Meia-entrada para mulheres

Datas: 11 e 12 de março
Horários: 20h (sábado) e 19h (domingo)

ccbbsp@bb.com.br | www.bb.com.br/cultura | www.twitter.com/ccbb_sp | www.facebook.com/ccbbsp I www.instagram.com/ccbbsp · Acesso e facilidades para pessoas com deficiência | ar-condicionado | cafeteria Cafezal · Estacionamento conveniado: Estapar Rua Santo Amaro, 272. Informações pelo telefone (11) 3113-3651 Valor: R$ 15 pelo período de 5 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB. · Traslado gratuito até as proximidades do CCBB. Embarque e desembarque na Rua Santo Amaro, 272, e na Rua da Quitanda, próximo ao CCBB. No trajeto de volta, a van também para no Metrô República.

Nenhum comentário