Últimas

O dilema na hora de comprar ou alugar imóveis


*Por Fernando Pinho

Comprar ou alugar imóveis? Esse dilema incomoda muitos brasileiros na hora de tomar decisões. A ocasião é propícia para ambas as opções.

A forte crise que atingiu o mercado imobiliário brasileiro, a partir da bolha imobiliária nos Estados Unidos, em 2008, ainda continua a impactar negativamente o setor no Brasil. As construtoras continuam com alto estoque de imóveis acabados, problema agravado também pelo forte movimento de distratos de compra e venda.

No setor de locações, também há um alto estoque de imóveis fechados, à espera de novos inquilinos. Para quem deseja comprar, é importante acompanhar a forte diminuição que deverá ocorrer nas taxas de juros, ajudando a diminuir o desembolso para pagamento dos financiamentos.

Para aquelas pessoas com algum capital disponível, há, ainda, a opção de comprar agora à vista, visando o não comprometimento com financiamentos em longo prazo. Pode-se também optar por pagar uma parte à vista e financiar o restante.

*Fernando Pinho é economista, palestrante e consultor financeiro da Prospering Consultoria.

http://blog.fpinho.com.br/

Sobre Fernando Pinho

Fernando Pinho, 60 anos, natural de Bauru (SP), é economista e consultor financeiro com vivência em importantes mercados nacionais e internacionais. Em suas análises relaciona estatísticas, matemática financeira, ciência política e história econômica para tratar de realidades complexas que impactam no cenário econômico do Brasil e do mundo. Fernando gosta de trabalhar em cenários econômicos amplos, mostrando causas e consequências de como a economia afeta diretamente a vida de todos, considerando diversos assuntos e variáveis, como Geopolítica, Política Partidária, Política Monetária, Política Câmbial, Ideologias Econômicas, Psicologia do Consumidor, fenômenos e aspectos da globalização. Formado em Economia pela ITE – Instituição Toledo de Ensino (Bauru-SP), Fernando é Pós-graduado em Psicologia Econômica pela PUC SP e Mestre em Finanças pela Universidade Mackenzie.

Nenhum comentário