Últimas

Especialista em gestão de qualidade de vida fala de tecnologia e saúde no 8° Seminário UNIDAS

Ana Cláudia Pinto, diretora de Produtos da Healthways, uma empresa Sharecare, é uma das palestrantes do 8° Seminário UNIDAS – Práticas inovadoras na Gestão da Saúde, que será realizado nos dias 10 e 11 de abril, em Brasília. A palestra abordará a aplicação da análise preditiva, que auxilia na identificação da população com maior necessidade de intervenção médica. A modelagem preditiva permite identificar vários alvos, como, por exemplo, a população que tem maior chance de ter custo elevado nos próximos 12 meses.

A modelagem ou análise preditiva é um método estatístico que utiliza o grande volume de dados que as empresas geram atualmente para prever eventos futuros, tendências ou encontrar padrões de comportamento por meio de estatística e modelos matemáticos. Na área de saúde, a modelagem preditiva pode ser aplicada para determinar a probabilidade que um paciente tem de ser reinternado, conforme seus fatores de risco. Ou, então, baseando-se em dados de sinistros, é possível criar um ranking de pessoas que possam gerar alto custo, conforme condições detectadas via algoritmo. Dessa forma, é possível definir um grupo de pessoas que necessitam de intervenção em curto prazo, auxiliando-as a evitar custos desnecessários e, consequentemente, a complicação de doenças crônicas.

“A modelagem preditiva é vital para determinar eventos com maior chance de acontecerem no futuro. Dessa forma, podemos ajudar as empresas a gerir melhor seus benefícios em saúde, alocando o recurso certo para o indivíduo que realmente necessita de cuidados, principalmente porque os recursos são finitos. Nosso desafio em saúde é saber o que devemos priorizar, e a modelagem preditiva oferece essa hierarquização para identificar e evitar problemas futuros com maior precisão”, explica a diretora da Healthways.

Ana Cláudia tem MBA Executivo pelo IBMEC-SP (INSPER) e é especialista em gestão de qualidade de vida no trabalho pela FIA-USP, com experiência em prevenção e promoção à saúde. É professora responsável pela disciplina de prevenção de doenças crônicas do MBA Gestão de Programas de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida, do Centro Universitário São Camilo. Conta com várias publicações científicas e vasta experiência nas áreas de gestão de saúde, desenvolvimento de novos produtos e relacionamento em operadoras de saúde e consultorias.

Sobre o Seminário

A edição deste ano do Seminário UNIDAS tem como objetivo principal levantar o debate sobre os principais desafios enfrentados pelo setor de saúde suplementar, especialmente aqueles relacionados a autogestões, além de definir estratégias a curto, médio e longo prazo. O evento é direcionado a líderes e dirigentes de operadoras de saúde, gestores, executivos de instituições públicas e privadas, representantes de sociedades de classe, médicos, enfermeiros, acadêmicos, formadores de opinião, prestadores de serviço, além de outros profissionais interessados pelo tema.

SERVIÇO

Palestra: Tecnologia a Serviço da Prevenção – Ana Cláudia Pinto
Data: 11 de abril de 2017 (terça-feira)
Hora: 10 horas
Local: Hotel Windsor Plaza Brasília (SHS Qd 05 bl. H)
Site: http://www.unidas.org.br/8seminario/

Sobre a UNIDAS

A UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde é uma entidade associativa sem fins lucrativos, que tem por missão promover o fortalecimento do segmento da autogestão em todo o território nacional, fomentando a excelência em gestão de saúde e a democratização do acesso a uma melhor qualidade de vida dos seus mais de 5 milhões de beneficiários – que correspondem a 11% do total de vidas do setor de saúde suplementar -, contribuindo para o aperfeiçoamento do sistema de saúde do País. Atualmente, a entidade congrega cerca de 120 operadoras de autogestão.

Sobre a Healthways
Líder mundial em programas de gestão de saúde e bem-estar, a Healthways, uma empresa Sharecare, possui uma moderna plataforma digital de bem-estar, programas clínicos com embasamento científico e inteligência para identificar custos e eventos futuros em saúde por meio da análise preditiva.

Nenhum comentário