Últimas

Grupo Amazonas desenvolve MBA in company

Com o objetivo de incentivar a formação profissional de futuros gestores e administradores dos negócios da organização, empresa aposta na capacitação de colaboradores, com base em conteúdos direcionados


Dentro de uma política de valorização de seus funcionários, o Grupo Amazonas desenvolveu, em parceria com a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), ligada à Universidade de São Paulo, de Ribeirão Preto, o MBA Gestão Empresarial para Liderança in company. A primeira turma iniciou em março e o curso terá duração de 24 meses, com aulas presenciais ministradas duas vezes ao mês, nas dependências da empresa. Esta ação foi fortemente incentivada pelo CEO Denilson Farias, que é um entusiasta do desenvolvimento profissional por meio da formação acadêmica unida à prática.

Participam 40 colaboradores, convidados por estarem na linha de sucessão ou pelo potencial de desenvolvimento dentro da organização. A empresa assume 50% do valor do curso, despesas de coffee break, materiais de apoio, custos dos professores e manutenção das salas. O valor que os funcionários pagam representa cerca de 20% do valor que pagariam diretamente na instituição.

A empresa já oferece bolsa de estudos para profissionais que fazem pós-graduação (de até 50%) e o novo curso tem por objetivo oferecer conteúdo mais abrangente. “O Grupo Amazonas acredita neste tipo de ação pela contribuição profissional, mas essencialmente na formação de seres humanos mais preparados para lidar com os novos desafios impostos pelo novo modelo de sociedade”, observa Tarcisio Maniglia, Gerente de Gestão de Pessoas da companhia.

Baseado na realidade

O conteúdo do MBA foi desenvolvido para proporcionar uma visão geral de Administração e Gestão, com base em assuntos vivenciados em diferentes áreas de uma empresa, possibilitando a construção de uma visão ampliada de temas e interfaces de sua atuação na companhia, unindo teoria e prática. “O principal diferencial de um programa de treinamento especializado in company é sua capacidade de utilizar as experiências do Grupo Amazonas, maximizando assim as potencialidades dos profissionais participantes, aliada à experiência de professores, profissionais e pesquisadores”, explica Maniglia.

Os colaboradores têm acesso a um curso com alta conceituação e a oportunidade de se atualizarem, com o conteúdo apresentado e a partir da integração gerada pela convivência no curso, discussões práticas acerca de temas relevantes e inerentes às demandas da organização. Com isso, possuem o compromisso de aprimorar suas habilidades e tornarem-se mais capazes de transformar, individualmente e em equipe, os negócios do Grupo Amazonas ainda mais sustentáveis financeira, social e ambientalmente.

As primeiras avaliações demonstram que os resultados são altamente positivos, observando-se o empenho e a integração entre os participantes, o que gera maior engajamento e colaboração dentro da empresa de forma natural. Para o gerente, trata-se de um efeito estimulante do clima organizacional, de inovação e criatividade.

Em diferentes frentes

A preocupação do Grupo Amazonas com a formação das pessoas vem de muito tempo. Entre as iniciativas na área de Gestão de Pessoas, destacam-se iniciativas como a Jornada de Desenvolvimento Profissional, direcionada a profissionais em todos os níveis da organização; colaboração em treinamentos técnicos em instituições externas para demandas específicas; trabalho de coach para profissionais e áreas de negócios; formação de jovens aprendizes em atividades paralelas às suas áreas de atuação; workshop de orientação de carreira para dependentes de funcionários que estejam desempregados, entre outras ações.

Esta atuação responsável rendeu à empresa posição de destaque em 2016 no ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW (Great Place to Work) - Ribeirão Preto, Araraquara e Região. Na categoria grandes empresas – acima de 1.000 funcionários -, o Grupo Amazonas ficou com a honrosa terceira colocação.

Perfil Grupo Amazonas

O Grupo Amazonas, fundado em 1947, na cidade de Franca (SP), é referência nacional e internacional em suas áreas de atuação: Adesivos e Selantes; Componentes para Calçados; Compostos de Borracha e de TR; Gestão de Marcas em Sandálias e Moda; e Transporte e Logística.

Graças à visão empreendedora de seus fundadores, a empresa que iniciou suas atividades com a manufatura de saltos de borracha alcançou, em pouco tempo, reconhecimento nacional e internacional como uma das mais importantes indústrias de componentes para calçados do país.

O foco na qualidade e na inovação, desde sua origem, foi a base para o crescimento e expansão do portfólio de produtos, abrangendo soluções pioneiras. Hoje, com mais de 13 mil itens comercializados, a companhia está presente no mercado de consumo e industrial, tendo sua marca fortemente reconhecida por consumidores finais - incluindo do mercado internacional - e pelas principais indústrias brasileiras dos mais diversificados segmentos.

Para dar suporte a todas as áreas de atuação, o Grupo Amazonas conta com cerca de 1.200 colaboradores e seis unidades produtivas (cinco no Brasil e uma no Uruguai), um Centro de Distribuição na região Sul do país, além de 14 filiais e agências da área de Transporte e Logística. O grupopossui capacidade instalada para processar mais de 80 mil toneladas de matérias-primas e 3,6 milhões de pares de sandálias por ano.

Grupo Amazonas
F: (16) 3111-1600
centraldeatendimento@amazonas.com.br
www.amazonas.com.br
www.facebook.com/grupoamazonas
www.youtube.com/user/GrupoAmazonas

Nenhum comentário