Motivos para não investir na poupança
Especialista alerta: há opções no mercado de investimento tão seguras quanto à aplicação financeira mais antiga e popular
A rentabilidade da poupança tem uma pegadinha, ela só ocorre a cada 30 dias, a partir da data de aplicação, ou seja, se investir no dia 10 a aplicação só vai gerar juros no dia 10 do mês seguinte. Já nos outros investimentos em renda fixa, a rentabilidade é diária, gerando a “mágica” do juros sobre juros.
Atualmente, o maior ponto forte da poupança está na isenção de Imposto de Renda (IR) para as pessoas físicas, mas existem outras aplicações como LCI e LCA que também possuem o beneficio de isenção do IR. Além disso, mesmo as aplicações com incidência de imposto de renda, por exemplo, um CDB, geralmente rende mais que a poupança e neste caso será necessário comparar a rentabilidade líquida.
Segundo o Educador Financeiro, a grande população utiliza a poupança por falta de conhecimento em investimentos ou comodidade. “Todo mundo sempre ouve de um familiar para fazer uma poupança. Uma alternativa disponível e acessível a todos e considerada até mais segura é o Tesouro Direto Selic. Diferentemente da poupança, este rende diariamente, possui maior rentabilidade e você poderá resgatar no momento que surgir a emergência sem perder a rentabilidade até a data de resgate”, orienta.
Por razões destacadas e outras indico como fonte, Mikael Fontes, Educador Financeiro e CEO do ABC do Investidor que fica à disposição para falar sobre o cenário de investimentos e finanças pessoais.
Sobre o ABC do Investidor
O ABC do Investidor é uma empresa com vasta experiência no mercado financeiro que de modo estratégico oferece serviços de investimento com a proposta de mudar a forma como o investidor olha para o dinheiro. Com credibilidade e confiança a missão do ABC do Investidor é de transmitir conhecimento aprimorando habilidades de forma a contribuir com a gestão financeira pessoal para o investidor.
De um modo geral, a empresa traz informações de um cenário em que as pessoas precisam saber detalhes para se proteger financeiramente e fazer com que o dinheiro trabalhe para elas. Com credibilidade e confiança, o ABC do Investidor se destaca em seu segmento trazendo materiais que possam amparar desde o iniciante até o mais experiente investidor, pois com a sua transparência e o modo lidam com números e o economês, sempre está em busca de superar as expectativas dos investidores.
Nenhum comentário