Últimas

CCP comemora a eficiência dos seus empreendimentos em favor da sustentabilidade ambiental



Com métodos avançados de coleta seletiva, comunicação constante com o público, rígido controle de impacto e parcerias estratégicas, shoppings e prédios comerciais administrados pela companhia avançam na gestão de práticas sustentáveis

Uma das maiores empresas brasileiras do segmento de propriedades comerciais, a CCP (Cyrela Commercial Properties) é também referência em sustentabilidade ambiental. Membro fundadora do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, a companhia comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, neste dia 05 de junho, com importantes avanços em seus empreendimentos.

Somente em 2016, quatro dos seis shoppings administrados pela CCP encaminharam para a reciclagem aproximadamente mil toneladas em resíduos. Considerando apenas os itens papel e papelão, os volumes coletados no Grand Plaza Shopping, em Santo André, no Tietê Plaza Shopping e no Shopping D, em São Paulo, e no Shopping Metropolitano Barra, no Rio de Janeiro, ao serem reinseridos na produção industrial, pouparam o corte de 16 mil árvores.


Para que o processo funcione com eficiência, reduzindo o consumo de recursos naturais e o impacto nos aterros sanitários, esses shoppings - que recebem juntos mais de 3,3 milhões de pessoas todos os meses - trabalham apoiados em algumas diretrizes fundamentais: o emprego de equipamentos e métodos eficazes para a coleta seletiva; a comunicação constante com o público; o controle rígido no descarte dos resíduos; e a parceria com fornecedores estratégicos.

DOBRANDO OS RESULTADOS - Referência no Brasil por operar uma das tecnologias mais avançadas do mundo em reúso de água, o Grand Plaza Shopping praticamente dobrou a massa de resíduos sólidos encaminhados para a reciclagem. Na comparação entre 2015 e 2016, o volume cresceu de 263 para 522 toneladas, como consequência de aperfeiçoamento no sistema.

No Rio de Janeiro, o Shopping Metropolitano Barra, assim com os outros centros de compras da rede, conta com o apoio ostensivo de parceiros comerciais que auxiliam em várias etapas: recolhimento do lixo (em lojas e nas áreas comuns); separação dos resíduos; compactação dos volumes para geração de fardos e armazenamento; e destinação a cooperativas e empresas especializadas em reciclagem.

Nas zonas norte e noroeste da capital paulista, o Shopping D e o Tietê Plaza Shopping, respectivamente, vão além das coletas de papel, papelão, alumínio, plástico e vidro. Seus sistemas também incluem coletores que recebem óleo de cozinha e resíduos eletrônicos, entre eles, aparelhos celulares, pilhas e baterias.

PRÉDIOS COMERCIAIS - Se nos shoppings a coleta seletiva produz resultados efetivos, nos edifícios corporativos administrados pela CCP a situação não é diferente. Um dos prédios comerciais mais modernos de São Paulo, o Faria Lima Financial Center realiza o trabalho desde 2008. Entre papel, plástico, alumínio e vidro, o empreendimento encaminhou no ano passado mais de 70 toneladas de resíduos. Com fluxo diário de três mil pessoas, entre usuários e visitantes, o edifício abriga diversas empresas de vários segmentos, cujos funcionários são mobilizados por meio de campanhas de comunicação interna, focadas, especialmente, no descarte adequado de eletrônicos, pilhas e baterias.

Processo semelhante é desenvolvido no JK1455, imóvel que possui uma das mais importantes certificações internacionais em padrão de construção sustentável, o LEED Gold. Localizado na Avenida Juscelino Kubitscheck, o prédio está equipado com dezenas de coletores, disponibilizados em pontos estratégicos ao longo de seus 13 pavimentos.

Em 2016, o JK1455 recolheu 30 toneladas de material reciclável. Ao retornar para a indústria, esses resíduos foram reaproveitados como matéria-prima na fabricação de bobinas, placas de metal, plásticos granulados, entre outros insumos essenciais à cadeia produtiva.

Integrantes da política de responsabilidade social corporativa, a cidadania e o crescimento sustentável são prioridades na CCP, que também desenvolve e incentiva o mesmo programa de coleta seletiva em outros empreendimentos em operação nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, incluindo os segmentos de edifícios corporativos, shopping centers e condomínios logísticos.

Nenhum comentário