Últimas

Demanda das empresas por crédito recua 12,2% em abril, aponta Serasa Experian

Queda foi maior nas micro e pequenas empresas 

São Paulo, 25 de maio de 2017 – Conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve queda de 12,2% na demanda por crédito em abril/17 em relação a março/17. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a procura das empresas por crédito recuou 5,7% em abril/17. No acumulado do ano até abril/17, a demanda das empresas por crédito exibiu queda de 2,6% em relação mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a procura por crédito por parte das empresas ainda segue bastante deprimida neste início de ano, apesar da economia estar demonstrando alguns sinais de saída da recessão. A elevada inadimplência empresarial, ocasionando uma certa restrição da oferta de crédito às empresas, acaba também contribuindo para um cenário de crédito corporativo ainda enfraquecido.
Análise por porte

Nas micro e pequenas empresas, a queda da demanda por crédito em abril/17 foi de 12,6%. Já a demanda por crédito das médias empresas caiu 2,7% e, das grandes empresas, 0,9% neste quarto mês de 2017.

 

No acumulado do primeiro quadrimestre do ano, a demanda por crédito das micro e pequenas empresas recuou 2,2% em relação aos primeiros quatro meses do ano passado. Nas médias empresas esta queda foi de 9,4% e, nas grandes empresas, o recuo em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado foi de 9,0%.

Análise por setor

A maior queda da procura empresarial por crédito em abril/17 foi de 13,1% nas empresas do setor de serviços. Nas indústrias o recuo foi de 11,5% e, nas empresas comerciais, 11,3%.

 

No primeiro quadrimestre deste ano, a demanda das empresas por crédito caiu 5,4% na indústria, 4,2% no comércio e 0,2% nas empresas de serviços em relação aos primeiros quatro meses do ano passado.

Análise por região

No acumulado dos primeiros quatro meses deste ano, todas as regiões exibiram recuos na demanda das empresas por crédito em comparação ao período de janeiro a abril do ano passado: Centro-Oeste (-3,6%); Norte (-4,3%), Sul (-4,3%), Nordeste (-5,1%), Sudeste (-0,3%).


A série histórica deste indicador está disponível em:

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pj_credito.htm

Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.

Nenhum comentário