Últimas

MRV Engenharia participará de seminário sobre combate à exploração sexual infantil em São Paulo

Para o diretor do Instituto MRV, a iniciativa privada pode auxiliar no combate à prostituição infantil por meio de ações preventivas de sensibilização e educação sobre o tema envolvendo profissionais de responsabilidade social junto aos funcionários e também nas comunidades locais onde as empresas atuam

A MRV Engenharia, líder no país na construção de moradias populares, irá participar no próximo dia 18 de maio de um Fórum sobre Exploração Sexual Infantil promovido pela Folha de S. Paulo.

A proposta do seminário, realizado em parceria com o Instituto Liberta, é debater como combater a prostituição infantil no Brasil, abordando iniciativas no Legislativo e Judiciário sobre a forma de implantar redes de proteção às vítimas e maneiras que as empresas podem colaborar com este projeto.

Neste fórum serão debatidas ações de enfrentamento da exploração sexual no Brasil pela secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudia Vidigal e por Eva Dengler, gerente da Childhood Brasil, uma ONG criada pela Rainha Sílvia da Suécia com o objetivo de influenciar a agenda de proteção da infância e adolescência no País. Um estudo desta ONG, por exemplo, mostrou que foram notificados, entre 2012 e 2015, mais de 157 mil casos de violência sexual de crianças e adolescentes no país –ou seja, quatro vítimas a cada hora.

Ainda neste evento, após serem debatidos os avanços legislativos para conter a violência infantil, o diretor do Instituto MRV, Raphael Lafetá, abordará, numa mesa redonda, as formas como a iniciativa privada pode auxiliar no combate à prostituição infantil no País.

Para o diretor, as empresas devem buscar o engajamento em seu universo de atuação, através de ações de sensibilização e educação para o tema, mapear os desdobramentos de suas medidas no local onde estão presentes e planejar iniciativas para mitigar possíveis impactos sociais. “Torna-se fundamental construir parâmetros para a gestão deste tema pela empresa e envolver trabalhadores das obras, profissionais de responsabilidade social, a própria comunidade para discutir o assunto e reduzir os riscos decorrentes de eventual violação dos direitos”, diz ele.

O fórum debaterá ainda a cultura do abuso no país, procurando discutir o que há de arraigado no comportamento e nas relações sociais do Brasil.

O evento acontecerá no Unibes Cultural, na região dos Jardins, em São Paulo e a entrada é gratuita.

Nenhum comentário