Últimas

Palco para questões humanitárias

Projeto Conexões de Teatro Jovem promove workshop com dramaturgos britânicos e brasileiros que escrevem sobre imigração, gênero e gravidez na adolescência 


Como reflexo da polarização político-ideológica observada no Brasil e no mundo, os dramaturgos convidados para escrever para o Projeto Conexões de Teatro Jovem em 2017 escolheram levar ao palco temas como identidade de gênero, adolescência e intolerância cultural.

O britânico Anders Lustgarten criou “Extremismo”, sobre uma classe em estado de choque com a prisão de um colega, o imigrante Jamal. Também natural do Reino Unido, Tim Etchells publicou "Atualização de Status”, um catálogo divertido das coisas que os adolescentes aprendem, acreditam e acham que já decidiram sobre o mundo.

Os brasileiros estão representados por Luís Alberto de Abreu e Márcia Zanelatto. Abreu escreveu “Um admirável mundo novo”, sobre a memória de um professor em crise, que inclui episódios da gravidez de uma adolescente, de um aluno transgênero e outro que desiste da escola. Márcia é autora de “Meninas, meninos, menines”, uma comédia comovente sobre gêneros.

Nos dias 27 e 28 de maio, os dramaturgos vão participar do workshop de imersão do Conexões, com exceção de Tim Etchells que será representado por sua parceira Hester Chillingworth. O evento reunirá 12 grupos de teatro adolescente no Colégio São Luís, um dos parceiros da iniciativa, ao lado de British Council, Cultura Inglesa e Escola Superior de Artes Célia Helena. Nascido no National Theatre de Londres, o Conexões é maior iniciativa de fomento ao teatro jovem do mundo e foi trazido ao Brasil há 11 anos.

O ciclo do Conexões começa com o convite a autores para escreverem peças para o público jovem, passa pela etapa de sorteio, ensaio dos grupos e workshop em que há o encontro dos diversos participantes (inclusive os estrangeiros). A finalização acontece com a encenação das peças na Mostra Conexões no Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros e publicação dos textos inéditos pela Escola Superior de Artes Célia Helena.

Hoje, após 10 anos de resistência e contínua prática de ações com foco na formação humana educação e cultura, o Conexões lançou 47 textos inéditos, publicados em 10 livros e na web, encenados mais de 100 vezes em teatros profissionais, reunindo mais de 13.000 espectadores.

SOBRE OS AUTORES DO CONEXÕES 2017

Tim Etchells, artista e escritor residente em Sheffield, na Inglaterra, desenvolve a sua obra entre as artes performativas, o vídeo e a fotografia. É diretor do grupo Forced Entertainment, professor de Arte Performance da Universidade de Lancaster e autor de importantes escritos teóricos, além de textos de ficção. Dos seus espetáculos, destacam-se The Coming Storm (2012), Tomorrow’s Parties (2011), Exquisite Pain (2005), Bloody Mess(2004), First Night (2001), And On The Thousandth Night… (2000), Quizoola! (1996) ou Speak Bitterness (1994).

Hester Chillingworth é produtora da Forced Entertainment, renomada companhia teatral britânica. Trabalhou junto a Tim Etchells, Diretor Artístico da Forced Entertainment, nas oficinas do seu texto Status Update na temporada no programa Connections do National Theatre do Reino Unido, bem como em vários outros projetos, incluindo o de Assistente de Direção nos espetáculos da companhia: The Thrill of it All, Tomorrow's Parties e The Coming Storm. A outra parte da trajetória de trabalho de Hester inclui papéis como diretora artística da companhia GETINTHEBACKOFTHEVAN, no programa Thinker in Residence (Jovens, gênero e Live Art) para o Live Art Development Agency (Reino Unido) e professora em exercício na The Guildhall School of Music and Drama (Departamento Junior). Como diretora freelancer, algumas das recentes colaborações de Hester foram com o pop star Marc Almond, o dramaturgo Mark Ravenhill, a artista Eva Weinmayr e a lenda de performance Drag Bette Bourne.

Anders Lustgarten é autor comissionado pelo Royal Court e pelo National Theatre de Londres, entre outros teatros importantes na Europa. Também escreve roteiros para televisão e rádio. Ativista político, já foi preso por manifestações, e sua última peça, Lampedusa, trata da crise dos refugiados.Lustgarten ganhou o Harold Pinter Playwright's Award por sua peça de estreia If You Don't Let Us Dream We Won't Let You Sleep, no Royal Court Theatre Downstairs.

Marcia Zanelatto é escritora e diretora de projetos da Transa Arte e Conteúdo. Vive e trabalha no Rio de Janeiro, onde organizou a Ocupação Grandes Minorias e a Ocupação Rio Diversidade, festivais de teatro engajados. Sua obra é marcada por textos premiados e polêmicos, comoDesalinho, que trata do amor entre irmãos e recebeu os prêmios APTR na categoria Melhor Autor (2014) e BR Cultural (2016), e Eles não usam tênis naique, vencedor do prêmio Sexualidade, Violência e Justiça nos Espaço Populares, pelo Ford Foundation, CESEC, CEASM e Observatório das Favelas. Márcia é dramaturga brasileira comissionada pelo Birth Project do Royal Exchange Theatre, na Inglaterra. Escreve também roteiros para a televisão e tem duas biografias publicadas: Thammy - Nadando Contra a Corrente, que busca romper o tabu da transsexualidade, e Gabriela Leite: Filha, mãe, avó e puta, que conta a história da mulher que ficou conhecida pela criação da marca de roupas Daspu e da Ong DaVida.

Luis Alberto de Abreu tem quase 30 anos de carreira e começou como dramaturgo, ligado ao grupo Mambembe. Depois, passou a escrever roteiros para cinema e TV. No teatro, foi, por 8 anos, professor de dramaturgia da Escola Livre de Teatro de Santo André e dramaturgo residente no Centro de Pesquisa Teatral (CPT), sendo o autor de peças levadas à cena por Antunes Filho, como Rosa de Cabriúna e Xica da Silva. Criou mais de 40 peças teatrais e ganhou 11 prêmios importantes – foi o melhor do ano quatro vezes pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA – 1980, 1982, 1985, 1996). No cinema, destacou-se com Kenoma (1998) e Narradores do Vale de Javé (2000), além de Andar às Vozes (2005), juntamente com Eliane Caffé. Já para TV, escreveu os roteiros de duas minisséries globais: Hoje é Dia de Maria (2005) e A Pedra do Reino (2006). É a segunda vez que o autor escreve para o Projeto Conexões. A primeira foi em 2008 com a peça "O Primeiro Voo de Ícaro".

SERVIÇO - Workshop do Projeto Conexões de teatro Jovem

Participação dos dramaturgos britânicos Anders Lustgarten e Hester Chillingworth e brasileiros, Luís Alberto de Abreu e Márcia Zanellato.
Quando: dias 27 e 28 de maio, das 9h às 18h
Local: Colégio São Luís (Rua Haddock Lobo, 400)
Mais informações: www.conexoes.org.br

Nenhum comentário