Últimas

Shopping Piracicaba recebe duas exposições gratuitas do Instituto Histórico


Para começar o mês de junho com boas notícias, o Shopping Piracicaba recebe duas exposições gratuitas do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba. Elas ficaram alocadas no Espaço 30 Anos (corredor da Assaggio) e comemoram os 50 anos da instituição e os 250 anos da cidade.

A primeira exposição, chamada Piracicaba, passado e presente, começa amanhã (30) e segue até 12 de junho, com fotos de diferentes locais da cidade, como Rua do Porto, escolas, igrejas, Centro, estações e pontes, distribuídas em painéis. As imagens são distribuídas em conjuntos de duas fotos, uma retratando o local entre os anos 1930 e 1950; e outra representando a atualidade.

A intenção é mostrar como a cidade mudou do início do século XX para o início do século XXI, e, ao mesmo tempo, reviver as lembranças e memórias dos habitantes mais velhos e apresentar um pouco da história da cidade aos mais novos. As fotos são do acervo do IHGP.

Já a exposição Bairros de Piracicaba vai de 12 a 30 de junho e é composta por fotos de dois bairros: Tanquã e Tupi. Com imagens atuais do chamado pantanal piracicabano, a mostra retrata o Tanquã e sua diversa fauna em uma parte do Rio Piracicaba e da represa de Barra Bonita.

O bairro Tupi é retratado com fotos antigas de locais, estação de trem, escola, costumes e personagens que habitaram o bairro no início do século XX. O objetivo é destacar dois bairros afastados do centro da cidade, que têm dinâmica e cultura próprias e, muitas vezes, são pouco visitados, ou mesmo desconhecidos dos próprios piracicabanos. As fotos são de acervos particulares. A curadoria das duas exposições é de Carolina Martin.

SOBRE O IHGP

Fundado em 1º de agosto de 1967, por iniciativa de um grupo de historiadores e pesquisadores, o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba nasceu com a atribuição de acolher, organizar, preservar e disponibilizar ao público todos os documentos relacionados à história e geografia da cidade.

O IHGP é, hoje, o principal centro de documentação e memória do município e importante fonte de pesquisa para estudantes, jornalistas e historiadores. É também uma ativa instituição cultural, responsável pela edição de livros e uma revista anual, organização de cursos, palestras, apoio didático para escolas e professores, promovendo sempre a pesquisa e o conhecimento sobre a cidade.

Entre os objetivos do IHGP estão o de promover e estimular pesquisas, cursos e certames culturais, excursões científicas, comemorações cívicas e outras iniciativas; reforçar a construção da identidade local; colaborar com os setores públicos e civis em trabalhos ligados à finalidade do Instituto, bem como na defesa do patrimônio histórico, especialmente do município e região de Piracicaba.

SOBRE O SHOPPING PIRACICABA

Fundado em 1987, o Shopping Piracicaba tem abrangência em 32 cidades da região. Atualmente conta com 18 lojas-âncoras/megalojas (Ri Happy, Renner, Riachuelo, C&A, Lojas Americanas, Centauro, Kalunga, Outback, Marisa, Cinematográfica Araújo, Preçolandia, Fast Shop, Dicico, Tok & Stok, Casas Bahia, Nobel, Ponto Frio e Marabraz); modernas praças de alimentação (50 lojas) e muitas opções de lazer (salas de cinema, parque eletrônico infanto-juvenil). Entre os serviços oferecidos aos clientes estão conexão gratuita de internet (Wi-Fi), caixas eletrônicos, Posto da Polícia Federal (para emissão de passaportes), cadeiras de rodas motorizadas, moderno fraldário, ambulatório e sanitários adaptados (para deficientes, idosos e crianças). Além de quase 30 anos de história, o Shopping Piracicaba traz conforto em um ambiente climatizado e decorado, praticidade, com lojas para todos os bolsos e estilos. O mix completo reúne segmentos de artigos esportivos, lingerie, brinquedos, livraria e papelaria, calçados, bolsas e acessórios, moda feminina, CD's e DVD's, moda infantil, decoração e artigos do lar, moda jovem, moda masculina, eletrodomésticos, moda praia, eletroeletrônicos, moda surf, perfumaria, informática e telefonia, presentes, joias e relógios, turismo entre outros.

SERVIÇO

Exposição Piracicaba, passado e presente
30 de maio a 12 de junho

Exposição Bairros de Piracicaba
12 a 30 de junho

* Shopping Piracicaba
Administração BRMalls
Avenida Limeira, 722
Telefone: (19) 3403.3833
www.shoppingpiracicaba.com.br
Instagram: @shoppingpiracicaba
Facebook: /shoppingpiracicaba

Funcionamento:
Segunda a sábado
* Lojas, Praças de Alimentação e lazer – 10 às 22 horas
Domingos
* Praças de Alimentação e lazer – 11 às 22 horas
* Lojas – 14 às 20 horas (facultativa a abertura a partir das 11 horas)
Feriados
* Praças de Alimentação e lazer – 11 às 22 horas
* Lojas – 14 às 22 horas

Nenhum comentário