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Site brinca com prisão de pacotes internacionais em Curitiba

O site www.presosemcuritiba.com.br permite que usuários enviem um cigarrinho ou uma marmita para a mercadoria que encontra-se presa no Paraná 

Os consumidores brasileiros já estão habituados com as dificuldades enfrentadas ao comprar pela internet em lojas no exterior. Talvez o principal obstáculo seja uma espécie de “triângulo das bermudas” que se impõe no caminho da encomenda até a casa do cliente: o minucioso trabalho do Centro de Tratamento Internacional (CEINT), que analisa os pacotes que chegam do em Curitiba (PR). Brincando com a situação, foi criado o site www.presosemcuritiba.com.br, que aponta quantos pacotes estão presos por lá e ainda permite aos usuários que enviem uma marmita ou um cigarrinho para o triste pacote que se encontra confinado no xadrez.

Site brinca com os pacotes presos em Curitiba (Divulgação)
A responsável pela ideia é a Bode, empresa especializada em softwares que criou o Muambator, o primeiro e mais usado aplicativo de rastreamento de encomendas do Brasil. Usando dados do aplicativo, é possível saber quantos produtos esperam pelo seu dia de liberdade. Além de fazer uma brincadeira com o assunto, o site atualiza em tempo real o número de pacotes que estão parados por lá. Enquanto isso, eles são vigiados pela capivara, a mascote da cidade. O número diz respeito somente aos pacotes cadastrados no Muambator. O dado apresentado também não contabiliza os pacotes enviados que não possuem código de rastreio.

No Brasil, existem três unidades de Centro de Tratamento Internacional: São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. O CEINT da capital paranaense é responsável por todas encomendas internacionais de menos de 50 dólares, com pacotes pequenos e fretes mais baratos. Sendo assim, pela grande maioria das compras na web. Por isso a demora, já que a Receita Federal realiza o processo de liberação que contempla uma triagem manual de cada produto, para saber se está tudo de acordo com as normas brasileiras e se sofrerá taxação.

Caso seu produto esteja parado por lá, além de entrar no site para dar um apoio ao seu pacote neste momento difícil entrando no site, você tem outras providências a tomar. A primeira é abrir um Pedido de Informação (PI), onde você deve informar o código de rastreio do seu pacote. A segunda é ligar nos telefones 3003–0100 (para capitais) ou 0800–725–7282 (para interior), para alertar para o excesso de demora na liberação do seu produto.

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