Últimas

Aplicativo capta informações que ajudarão a prevenir atropelamentos de animais nas ferrovias

Ferramenta do aplicativo Chave na Mão permite que maquinistas comuniquem, em tempo real, atropelamentos de animais nas linhas férreas


O aplicativo Chave na Mão, criado para melhorar a rotina de trabalho de maquinistas da Rumo, tem uma nova funcionalidade. O Alerta Atropelei Animal, hospedado no aplicativo, permite o registro em tempo real de atropelamentos de fauna.

A medida faz parte do Programa de Monitoramento e mitigação do atropelamento de animais promovido pela Companhia e já está disponível no aplicativo para os maquinistas desde o início do mês de junho.

A ferramenta é automatizada dentro do aplicativo Chave na Mão. Ao perceber que houve um atropelamento de algum animal, o maquinista aciona o botão do Alerta Atropelei Animal, que registra a hora e o local do clique. O relatório gerado com estas informações é repassado para a área de licenciamento ambiental da Rumo, que irá analisar os resultados.

Com os dados enviados pelo aplicativo, será possível avaliar os locais onde os atropelamentos estão ocorrendo e buscar soluções para prevenir novas ocorrências. A medida também se alia às orientações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), que preveem medidas para reduzir atropelamentos de animais em locais com mais registros.

Chave na mão
O aplicativo Chave na Mão foi desenvolvido na própria Rumo com o objetivo de facilitar a troca de informações entre a Companhia e os maquinistas. Através do aplicativo, os maquinistas podem acessar o cronograma de trabalho, ponto, repouso e holerite. A concessionária, por sua vez, tem acesso a informações da equipe em tempo real. Dessa forma, é possível fazer ajustes na escala e gerenciar a operação com ganho de eficiência de cargas.

Sobre a Rumo
A concessionária tem 12 mil quilômetros de malha ferroviária, 966 locomotivas, 28 mil vagões e quase 12 mil funcionários diretos e indiretos. Sua capacidade de elevação no Porto de Santos e no Porto de Paranaguá é de 29 milhões de toneladas ao ano.

Nenhum comentário