Últimas

José Mário Severino: autor do livro "Saldo Positivo" ele só comprou fiado uma vez na vida


Ele viu a família perder tudo e decidiu virar o jogo. Hoje, cuida de seus próprios negócios como investidor do ramo imobiliário e no mercado de ações. Nesta nova fase, ousa mais uma vez e lança o livro “Saldo Positivo”, no qual compartilha aprendizados e mostra o caminho para a independência financeira.

José Mário Severino teve uma infância marcada por boas condições econômicas até se deparar, na fase da adolescencia, com uma abrupta queda financeira. Filho de pais fazendeiros, ele viu a família ter problemas com gestão financeira e perder tudo. Ao invés de aceitar uma condição econômica inferior, ele decidiu virar o jogo e buscar a independência financeira. Com uma família de 8 (oito) irmãos, ele lembra que a união foi fundamental para atravessar este ciclo. E não foi como empresário que ele conquistou a independência financeira. “Como funcionário consegui organizar minha vida financeira, me consolidar e fazer o dinheiro trabalhar por mim”. Conheça a história do escritor e investidor: José Mário Severino.

O início

Ainda jovem ele começou a trabalhar em uma grande distribuidora de bebidas. Sua primeira aquisição foi um fusca. O primeiro automóvel foi parcelado em várias vezes e deixou uma experiência negativa sobre comprar a prazo, o que deixou uma importante lição na vida do escritor, a de nunca mais comprar fiado. E foi seguindo esta filosofia que ele viu o quanto o dinheiro pode ser um importante aliado, se usado com sabedoria.

Com o objetivo de conquistar a independência financeira, José Mário começou enxergar a empresa como sua própria corporação. Ele desconsiderou horários e assumiu o desafio de auxiliar a empresa a conquistar seus mais difíceis objetivos. Seu engajamento logo contribui com os indicadores de crescimento da companhia.

Com graduação em Administração e Pós em Administração Mercadológica, surgiu uma nova oportunidade, desta vez, como Coach de sucessores em uma grande companhia do ramo farmacêutico. Permaneceu lá por mais de uma década, período que consolidou ainda mais a sua independencia financeira. Casado e pai de duas filhas bem-sucedidas, José Mário repassou a elas desde a infância métodos de educação financeira. Aquela que conseguisse juntar um determinado valor, receberia a mesma quantia em poupança de presente do pai. Este foi o estímulo que o autor encontrou para fazer suas filhas aprenderem a economizar e ter uma visão de gestão financeira. Outro aprendizado foi o de nunca comprar fiado, ele sempre alertou as filhas para as armadilhas de compras parceladas com juros”.

“Quando compramos a vista somos nós quem conduzimos a negociação e ganhamos duplamente. O ganho é obtido com o rendimento de juros e ainda podemos ser mais ousado nas negociações, já que o valor é a vista. Portanto, ganha-se duas vezes”, ressalta o autor. “Este é um aprendizado de vida que faço questão de compartilhar com todos que conheço”.

Atualmente, José Mario Severino é investidor no ramo imobiliário e mercado de ações. Idealizador do curso “Equilíbrio Financeiro”, o autor lançará a obra “Saldo Positivo” no próximo 25 de abril. O livro é uma espécie de receita de sucesso, ao mostrar como um funcionário dedicado pode conquistar independência financeira. A obra menciona o passo a passo para ajustar as próprias dívidas, fazer um planejamento financeiro eficaz, ser um bom comprador (com argumentos consistentes para contrapropostas com vendedores) e fazer o dinheiro trabalhar por você, ao desfrutar dos juros.

Sobre o autor:

José Mario Severino é Administrador de Empresas, Coach em Finanças e idealizador do curso “Equilíbrio Financeiro”. Conquistou sua independência financeira aos 40 anos, advindo de patrimônios e investimentos conquistados ainda como empregado. Após este período continuo seus investimentos com foco no ramo imobiliário e mercado de ações e assim mantém suas aplicações até hoje. Defende que isto é possível com disciplina, planejamento e principalmente, vontade de vencer. Goiano, casado é pais de duas filhas.

Nenhum comentário