Últimas

Seminário apresenta estudo ambiental da represa Billings

Evento pretende levar à comunidade e autoridades os resultados dos três últimos anos de estudo do reservatório pela USCS 

Créditos: Dan Robson
No dia 21 de junho de 2017, a partir das 18h30, será realizado no Teatro Lauro Gomes (em SBC), o seminário “Expedição Billings: Problemas e Soluções”. A ação é uma parceria entre a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), por meio do Projeto IPH (Índice de Poluentes Hídricos), a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, o eco-esportista Dan Robson (Projeto Águas do Amanhã) e a empresa Prominent.

Seus principais objetivos são apresentar à comunidade os resultados dos três anos de estudo no reservatório Billings (2015 a 2017) e realizar a entrega oficial do relatório comparativo dos anos estudados aos representantes de cada região. Após isso, será aberto o espaço à perguntas de estudantes e público em geral, em um bate papo com Dan Robson e a Profª da USCS e responsável pelo Expedição Billings, profª. Marta Ângela Marcondes.
A atividade é aberta a toda a comunidade. As inscrições devem ser feitas pelo telefone: 2630-4503. Vagas limitadas.

A USCS e os estudos da água
A crise hídrica é um problema cada vez mais preocupante para a população e para os governantes. Buscando contribuir com informações sobre a qualidade de nossas águas, e as condições ambientais de preservação, foi desenvolvido, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), o Projeto IPH (Índice de Poluentes Hídricos). Criado em 2003, vindo de projetos anteriores, o IPH subsidia as pesquisas realizadas acerca de rios, córregos e nascentes da região do Grande ABC e, recentemente, também de São Paulo.

A partir dos estudos da água e visando a produção de informações úteis a toda a comunidade e ao poder público acerca a qualidade das águas disponíveis em reservatório para abastecimento, foi idealizado, por iniciativa da professora da USCS, Marta Ângela Marcondes, o Projeto Expedição Mananciais, que estuda a qualidade da água (coletando e analisando amostras) das represas, rios e córregos da região e SP ( Billings, Guarapiranga, e rios Tamanduateí, Pinheiros e Tietê), levando à autoridades dos municípios os resultados obtidos visando o planejamento de políticas públicas para a melhor gestão dos reservatórios.
O projeto prevê ainda eventos de conscientização, voltados à população de cada cidade envolvida, no sentido de informar e sensibilizar acerca da atual situação, orientando no que for necessário. Inserido neste projeto, está o “Expedição Billings”, que analisa a evolução da qualidade da água do maior reservatório da Região Metropolitana nos últimos três anos.
Por sete semanas, o eco-esportista Dan Robson navegou ao longo de 462 quilômetros nas margens do reservatório Billings e coletou amostras de água em 164 pontos, distribuídos entre São Bernardo (104), Capital (37), Santo André (dez), Diadema (oito), Ribeirão Pires (dois) e Rio Grande da Serra (três).

SERVIÇO
Seminário “Expedição Billings: Problemas e Soluções”
Dia 21/6/2017, a partir das 18h30.
Local: Teatro Lauro Gomes
(Rua Helena Jacquey, 171 - Rudge Ramos, São Bernardo do Campo)
Grátis. Livre.
Inscrições pelo telefone: 2630-4503.

Nenhum comentário