Últimas

Sono e alimentação: como ajudar seu corpo a descansar



São vários os mitos que envolvem a alimentação e o sono. Com a correria do mundo atual, quem não peca em fazer as refeições corretamente e descansar o número de horas necessárias? “As pessoas cometem excessos o dia inteiro e, às vezes, pela rotina corrida, não percebem. O ‘comer demais’ antes de dormir só evidencia algo que já é prejudicial: nosso corpo não gosta de excessos”, afirma Ney Felipe Fernandes, mestre em Biologia Celular, especialista em Fisiologia do Exercício e em Fitoterapia, além de parceiro da empresa de alimentação saudável Eat&FIT.

Quando se fala em qualidade de vida, alimentação e descanso têm um papel fundamental! Mas, afinal, é preciso dormir aquelas 8 horas por noite que sempre ouvimos? “Depende. Cada um tem um ciclo circadiano, ou seja, um relógio biológico. Tem casos de pessoas que relatam em consulta que se dormirem mais que 6 horas se sentem mais sonolentas durante o dia. Porém, para atletas de alto rendimento, eu recomendo 10 horas por dia de sono, pois o sono é regenerativo”, explica Ney.

E o que comer na janta, ou mesmo, antes de dormir? O ideal é consumir alimentos leves, que não alterem muito a dinâmica sanguínea e os hormônios. Para os clientes que contratam os planos de refeição da Eat&FIT, por exemplo, sempre há uma sugestão de ceia, para aquela vontade de comer algo antes de dormir, como castanhas, por exemplo, rica em gorduras boas. Outra boa opção é o iogurte desnatado. “O ovo é um alimento saudável para a noite, mas se ingerido pouco antes de dormir, pode se tornar pesado. Indico que seja algo que o paciente já esteja familiarizado, sem muita proteína e que não seja estimulante. O ideal é se alimentar de alimentos naturais, leves, vegetais, sopas, frutas, carnes magras com moderação”, completa.

Chá preto, chá mate, café e guaraná, por exemplo, são estimulantes e têm substâncias que excitam o Sistema Nervoso Central. Alguns chás não têm cafeína, como o chá verde que, aliás, tem uma substância denominada L teanina que auxilia no sono. Quanto ao antigo costume das mães darem leite morno com canela para as crianças antes de dormir, ele tem fundamento, já que o leite tem um aminoácido denominado triptofano, que ajuda a liberar serotonina.

Para fechar as dicas, Ney sugere que as pessoas tenham um ritual antes de dormir: “Procure se acalmar, ler um livro, e tomar um chá, preparando o corpo para o repouso”.

Sobre os programas da Eat & FIT- Quem estiver interessado em fazer dieta personalizada, basta entrar em contato pelo telefone: (41) 3015-0803 ou pelo email (contato@eatandfit.com.br). Assim que a empresa recebe a dieta, busca entender a necessidade do cliente e quais refeições desejadas. A Eat&FIT faz um orçamento do plano alimentar. Tudo acertado, o cliente começa a receber diariamente as refeições fresquinhas onde for mais conveniente. A pessoa paga pelo pacote que adquirir (quantidade de dias que escolher). O valor médio, ao adquirir todas as refeições - seis por dia -, gira em torno de R$12,00 por refeição.

Os alimentos vêm todos frescos, acondicionados em embalagens próprias para geladeira, micro-ondas e freezer. As entregas são diárias, entre 11h e 13h e podem incluir todas as refeições desejadas pelo cliente: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Há também a parceria com os aplicativos de venda express IFood, Pedidos Já e AiQFome. Basta entrar no site ou pelo aplicativo do celular e escolher as porções que, no cardápio, são divididas em carboidratos, proteínas, legumes, saladas, snacks e natural drinks e custam a partir de R$ 4,00. Assim o cliente pode montar seu prato, de acordo com o apetite e necessidade diária, criando um cardápio para almoço, lanche e jantar, por exemplo. Dessa forma, é possível comer uma refeição gostosa, customizada, com a praticidade do pedido online e sem fugir da dieta.

Eat & FIT

(41) 3015-0803
Rua João Negrão, 2046, Curitiba (PR)
contato@eatandfit.com.br
www.eatandfit.com.br
www.facebook.com/eatandfitoficial
@eatandfit_oficial (Instagram)

Nenhum comentário