Reforma na CLT é necessária para proteger o trabalhador e adaptá-la às necessidades do mercado produtivo
Especialista em direito trabalhista considera adequação à nova realidade vital para a saúde do sistema empregatício nacional
Entretanto, as alterações até agora realizadas não foram suficientes para colocar o texto legal em sintonia com a realidade econômica atual, em especial novas práticas produtivas e de mercado, assim como para enfrentar momentos de crise na economia como a que estamos vivendo.
O advogado especialista em direitos trabalhistas, Fernando Damiani, explica que é necessário que aconteça uma reforma geral para que a CLT esteja de acordo com a realidade trabalhista atual: “Há que se modernizar a CLT, bem como flexibilizar, algumas de suas previsões, além de incluir outras, incluindo praticas já existentes na área empresarial e que os Tribunais tem dificuldade para adota-las ou interpreta-las. Por exemplo, podemos referir a forma da concessão de férias, intervalos para descanso, trabalho realizado em casa (home office) dentre outros. A reforma trabalhaista não é um mal, mas sim, feita com prudência e inteligência garantirá a todos, patrões e empregados, melhores condições de trabalho e diminuição no absurdo volume de demandas judiciais hoje existentes” – relata Damiani.
Fruto de 13 anos de trabalho e sancionada pelo então presidente, Getúlio Vargas, a CLT trata de assuntos como Carteira de Trabalho; Jornada de Trabalho; Período de Descanso; Férias; Medicina do Trabalho; Categorias Especiais de Trabalhadores; Proteção do Trabalho da Mulher; Contratos Individuais de Trabalho; Organização Sindical; Convenções Coletivas; Fiscalização; e Justiça do Trabalho e Processo Trabalhista.
FERNANDO DAMIANI ADVOGADOS ASSOCIADOS - Fundado em 1985 pelo advogado Fernando Damiani de Oliveira, o escritório tem sede em Porto Alegre (RS). A empresa atua nas áreas de Direito Trabalhista, Civil, Administrativo, Comercial, Ambiental, Penal e de Responsabilidade Social. Oferece ao mercado a prestação de serviços de correspondência a empresas coligadas de todo o Brasil, representando-os no Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário