Banco SEMEAR projeta ampliação de 50% no total de pontos de atendimento
Empresa, que se consolidou no mercado pela parceria diferenciada com o varejista, completa 15 anos, em meio à implantação de seu plano de expansão e de aceleração da digitalização
Roberto Azevedo, presidente do Banco Semear
Divulgação
Único banco mineiro especialista no
varejo de eletromóveis, o SEMEAR completa 15 anos em 2021 e comemora esse marco
com o desenvolvimento de seu plano de expansão. A expectativa é de um
crescimento de 50% no total de pontos de atendimento distribuídos pelo Brasil,
saltando dos atuais 2 mil para 3 mil até o final do ano. No radar, estão,
principalmente, as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, onde foram mapeados
os maiores potenciais do segmento. Além disso, mantém um forte investimento em
infraestrutura para ampliar a digitalização da experiência do cliente
nas lojas físicas e para aumentar as operações no mercado de meios de
pagamentos.
A demanda pelos produtos e serviços
diferenciados da instituição apresenta acréscimo desde o ano passado, o que é
um dos motivos para o atual processo de conquista de novos mercados. Somente
entre o último quadrimestre de 2020 e o primeiro de 2021, houve alta de 34% no
volume de financiamentos. Nesse período, o banco mais que quadruplicou o número
de redes atendidas – passou de 14 para mais de 60 – e aumentou sua presença em
quase 100 cidades (de 483 para 580). Hoje atua em 21 estados, em todas as
regiões brasileiras, com mais de 2 milhões de consumidores atendidos ao longo
de sua trajetória.
O presidente do SEMEAR, Roberto Azevedo,
observa que, mesmo com as dificuldades do cenário de pandemia, há espaço para
seguir com a expansão, especialmente porque o varejista está mais preparado e
adaptado a novas formas de atendimento. “Nós financiamos a operação do varejo
de móveis e eletrodomésticos, para que o consumidor possa comprar de forma
parcelada. O foco são as classes D e E, um perfil muito específico, que tem
necessidade de fôlego financeiro. O SEMEAR possibilita isso tanto no
financiamento de mercadorias como em empréstimo pessoal”, ressalta. A
corporação tem como parceiros empresas com cerca de 20 até 200 lojas.
Azevedo acrescenta que a procura maior
pelos serviços do banco parte das redes regionais, localizadas nas cidades do
interior e que ainda trabalham com o financiamento por boletos. Em geral, esses
empresários precisam de um suporte mais customizado, e foi justamente nesse
aspecto que a corporação se consolidou no mercado. “Usamos nossa expertise de
15 anos de atuação e inteligência de mercado para encontrar as oportunidades
que melhor se encaixem no perfil de cada varejista. Mantemos uma relação muito
próxima mesmo dos clientes, sendo parceiros do negócio e trabalhando para que
vendam mais, especialmente nos momentos de crise. Com isso, oferecemos soluções
que vão além do financiamento, a exemplo do contato direto com distribuidores”,
completa o executivo.
No planejamento estratégico para os
próximos anos, ainda estão os investimentos para acelerar o processo de
digitalização, principalmente aqueles que valorizem a experiência dos
consumidores nas lojas físicas. Trata-se de uma ferramenta de formalização
digital da operação de crédito, que gera mais segurança e economia de papel, de
tempo e de logística, além de praticidade para o varejista e para o consumidor.
Atualmente, o sistema está em implementação nas redes do Nordeste do país, com
ótima aceitação. Gradativamente, será replicado aos demais pontos de
atendimento.
SOBRE O BANCO SEMEAR
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