Perfis pet auxiliam na conscientização sobre adoção
Busca por animais para adoção e números do mercado pet crescem simultaneamente durante a pandemia
A
conscientização tem gerado aumento na adoção de pets. Apoiada por campanhas de
incentivo do mercado, o movimento também cresceu com a pandemia - uma vez que
as pessoas ficaram mais reclusas e encontraram companhia nos animais. Em
paralelo, houve mais audiência de perfis pet nas redes sociais, que produzem
conteúdo diariamente e colaboram na disseminação de informações.
O papel da
influência dos pet influencers é tão grande que, em 2020, a busca por animais
para adotar cresceu 400%, segundo dados da UIPA (União Internacional Protetora
dos Animais) e, consequentemente, o mercado pet sentiu os impactos, obtendo um
crescimento de 13,5% durante a pandemia, segundo o Instituto Pet Brasil, com
base nos números até o terceiro trimestre do ano passado
A convivência
deu aos tutores mais tempo e oportunidade de buscar o que realmente faz bem
para a qualidade de vida dos animais. Neste momento, as marcas passam a
encontrar formas de produção de conteúdo alternativo, contribuindo para esse
processo. Nesta necessidade, entram os pet influencers: eles indicam, mostram a
vivência com as marcas e produtos e trabalham todo o funil da jornada do consumidor,
que vai da apresentação às conversões.
“Cada vez mais
entender o marketing de influência e trabalhá-lo com estratégia, criando
campanhas de verdade, tem se tornado um diferencial para o mercado que tem
muito potencial", comenta a CEO da escola por assinatura para pet
influencers, Academia da Matilha, Fernanda Rabaglio.
Não
são apenas vendas; pet dão exemplo de influência positiva
Trazendo
histórias emocionantes e inspiradoras aos seguidores, os pet influencers
adotados, sejam eles de rua, vindos de ocorrências com maus tratos, de raça ou
SRD, eles encantam e cativam o público.
As histórias
de adoção e perfis que as usam para conscientização são uma realidade no
marketing de influência pet e contribuem de forma significativa para a procura
por animais adotados. Porém, para conseguir o efeito de influência positiva
sobre seus seguidores é preciso encarar as redes sociais com seriedade,
entendendo o papel do marketing de influência e o poder dele para mudar
contextos e realidades.
“Acredito que
o caminho e a tendência do marketing de influência é a profissionalização do
mercado, pois com estudo, entendendo as melhores técnicas para contar uma
história e se fazer presente, é o que constrói o sucesso nas redes. Por
acreditar nisso, trabalhamos no dia a dia para ensinar os melhores caminhos
para os influenciadores da Academia da Matilha”, diz Fernanda.
A escola por
assinatura possui histórias de sucesso com seus alunos adotados, entre eles a
Golden Retriever, Olívia. A pequena de quatro patas foi abandonada por sua
antiga família em um hotel para cachorros e passou a ficar sem lar. Os donos do
estabelecimento conheciam a atual tutora da golden, Claudia Padilha,que havia
perdido recentemente seu pet, e apresentaram à ela a Olívia. Para contar mais
sobre a vida e experiências juntas, ela criou o perfil
@pelosolhosdeolivia.
“A Academia da
Matilha me ajudou a compreender sobre storytelling, métricas do Instagram e
como fazer para sua história ter mais alcance. Assim, muito mais amigos podem
conhecer a Olívia”, afirma a tutora.
Atualmente, a
Matilha tem mais de 400 assinantes em todo o país, em seus três anos de
atividade, e trabalha oferecendo capacitação online aos tutores que pretendem
profissionalizar o perfil de seus animaizinhos de estimação.
Sobre a Matilha Brasil
Primeira produtora de
conteúdo exclusivamente pet, a Matilha Brasil tem três anos de experiência
com marketing digital de marcas e influenciadores do setor. Fundada por
Fernanda Rabaglio, a empresa é destaque no mercado por implementar melhorias
significativas na relação entre empresas e criadores. Atualmente, oferece
produção de conteúdo e estratégia para marketing de influência para o
mercado pet e também possui a comunidade Academia da Matilha, que já
alcançou a marca de mais de 400 assinantes em todo o país.
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