Quais são as tendências do RH?
Quais são as principais tendências do RH?
As tendências do RH estão constantemente se atualizando, tornando-se mais adequadas para um ambiente digital e adaptadas para as novas tecnologias que têm surgido no mercado, enquanto lidam com algumas das principais situações dentro de uma empresa.
Os principais objetivos que uma área de recursos humanos deve se atentar ao longo de seu trabalho com a empresa é:
- Atrair novos talentos;
- Analisar perfis para encontrar os melhores para as empresas;
- Reter seus colaboradores de qualidade;
- Gerenciar crises e outras situações envolvendo pessoal.
Por isso, o RH acaba sendo um dos pontos-chave para conseguir definir sua produtividade, uma vez que a qualidade de suas ações dependerá de quanto seus colaboradores estarão motivados e estimulados a buscarem resultados para a empresa de, por exemplo, placas de acessibilidade.
Uma empresa que realmente deseja crescer no mercado e se tornar uma liderança precisa dar atenção especial para o setor de RH, mantendo-o atualizado e com equipamentos de ponta para que consiga estruturar toda a capacidade que a empresa precisa.
Conheça algumas tendências de RH
Para conseguir compreender o que está em alta e o que os profissionais da área têm buscado, é importante se atentar às tendências de mercado. Elas conseguem dizer que tipo de recurso você precisa e como você pode melhorar ainda mais seu trabalho.
Entretanto, é importante pensar que as tendências são altamente fluidas, e estão constantemente mudando. Por isso, o ideal é utilizar o máximo das opções citadas possível, assim você garante que sempre estará de acordo com o mercado.
1 - A utilização de IA no RH
Um dos elementos que mais tem atraído a atenção da indústria, principalmente na chamada “nova revolução industrial”, é a utilização de ferramentas de automação industrial como uma forma de otimizar o trabalho na produção do RH de uma empresa de guarda corpo em aço inox, por exemplo.
As inteligências artificiais, até pouco tempo atrás, eram uma figura de ficção científica, mas hoje em dia são um conceito muito comum e popular, com preços acessíveis e muitas funcionalidades. Para o RH, existem algumas que podem facilitar muito o trabalho.
É importante ter em mente, entretanto, que o grande trunfo do RH é o contato entre humanos, e ele não deve ser perdido, ainda que exista um grande potencial com a utilização de IAs nesse setor em específico.
Dito isso, algumas inteligências artificiais se destacam por sua produtividade. É o caso da Big Data. Esta é uma IA de coleta de dados. Através de uma poderosa máquina de alto processamento, a Big Data coleta milhares de dados em alguns instantes.
Dessa forma, relatórios que levariam dias ou até meses são realizados em um piscar de olhos, estruturados em um formato para facilitar a utilização pelo agente de RH, identificando os maiores vendedores de, por exemplo, aluguel de ar condicionado preço.
Essa ferramenta acaba sendo imprescindível para a avaliação de seus colaboradores, bem como ferramentas que permitem ao agente de RH estipular os funcionários que mais têm produzido, para trabalhar diretamente com eles.
Além disso, para empresas que estão desejando novos talentos, uma das ferramentas de IA mais utilizadas são as ATS. A sigla vem do inglês Applicant Tracking System, ou Sistema de Rastreamento de Candidatos.
Esta ferramenta é fundamental para que você consiga estruturar os currículos ou portfólios que recebeu para uma determinada vaga, conseguindo identificar todos os prós e contras de cada colaborador de uma maneira muito mais organizada.
Com esse tipo de ferramenta, as entrevistas e a tomada de decisão final podem acabar acontecendo de maneira muito mais rápida.
2 - Análise de pessoas
Através de ferramentas digitais, é possível que os agentes de RH tracem um perfil muito mais completo de seus colaboradores, compreendendo melhor quem eles são, suas necessidades e objetivos.
Esse tipo de análise serve para identificar os pontos positivos de cada colaborador, bem como ações que eles podem melhorar, principalmente porque você consegue identificar padrões de usuário em seus colaboradores que podem ser melhor trabalhados.
Para conseguir as informações, além de entrevistas e formulários distribuídos na unidade, você pode ter acesso a material externo desses colaboradores, como suas redes sociais e outras ferramentas de utilização, seja para vender telha termoacústica sanduíche ou para socializar.
É importante ter em mente aqui que as redes sociais não fazem parte do trabalho, e que o colaborador tem sua autonomia e liberdade para expressar preferências políticas, religiosas ou de qualquer outra fonte dentro de seu espaço pessoal.
Esse tipo de ação não deve ter um impacto direto na análise do RH, uma vez que não se tratam de elementos diretamente ligados à empresa. A exceção a essa regra é quando as publicações do usuário são de caráter preconceituoso ou ofensivo.
É importante que os colaboradores de sua empresa estejam alinhados com sua missão, visão e valores. Um funcionário que se identifique e tome uma atitude preconceituosa pode ter um impacto direto em sua imagem enquanto empresa.
Por isso, é fundamental que você consiga fazer esse tipo de verificação antes de iniciar o trabalho com esse novo funcionário.
Inclusive, a análise de pessoas tem sido uma grande aliada das empresas que costumam contratar de maneira mais rotativa, seja para o colaborador realizar um projeto elétrico predial ou para que ele trabalhe dentro do escritório.
3 - Análise e feedback
A forma mais dinâmica para um agente de RH conseguir extrair o melhor de cada colaborador da empresa é através da comunicação. Esta é uma etapa fundamental para você conseguir aproveitar melhor seus funcionários.
Cada vez mais, os profissionais de recursos humanos têm pensado em formas de aprimorar o feedback, apresentando diversas metodologias e estruturas diferenciadas, que estão sempre presentes em qualquer empresa que preza pela comunicação de seus colaboradores.
O feedback nada mais é do que uma reunião onde são avaliados os pontos fortes e fracos de um colaborador, o que ele foi muito bem e ações que ele precisa melhorar. Além disso, o feedback é uma via de duas mãos.
Isso significa que é também uma oportunidade para o colaborador expressar suas satisfações e insatisfações com a empresa de, por exemplo, sistema de alarme residencial e com o andamento do trabalho. Essa é uma etapa muito importante.
4 - Processo de gamificação
A gamificação é uma novidade que tem ganhado muito destaque nesse tipo de atuação. É uma tendência que tem crescido muito, e que a cada dia é mais aprimorada por profissionais que já aplicam a ferramenta em suas áreas de atuação.
A gamificação é uma excelente maneira de explorar o endomarketing, processo que busca ir de encontro aos valores internos da empresa, marketing para seus próprios colaboradores.
Dessa maneira, você consegue melhorar consideravelmente o clima organizacional. Então, a gamificação nada mais é do que tomar uma atividade corporativa e transformá-la em um jogo. O tipo de atividade depende da tarefa que você deseja apresentar.
Para trabalho em equipe, por exemplo, você pode usar RPGs (Role Playing Games), onde os profissionais interpretarão personagens que devem trabalhar juntos para vencer desafios, ou se quiser algo mais ativo, uma partida de paintball.
O objetivo da gamificação é tornar uma tarefa que à primeira vista é maçante em algo divertido e positivo, ajudando a fixar ainda mais na mente de seus colaboradores a importância desse tipo de atividade.
Por isso, é fundamental que você aproveite melhor a metodologia de gamificação para conseguir apresentar novos conceitos para sua equipe, levantando a moral do time e fazendo um ambiente de trabalho muito mais agradável.
Esse tipo de processo pode ser acompanhado inclusive para o recrutamento e processos seletivos pela equipe de RH, criando algo novo e divertido, que destaque sua empresa das demais no mercado de, por exemplo, guarda corpo de alumínio.
5 - Home office
Um dos maiores benefícios da atualidade, o home office é o ato de trabalhar diretamente de casa. Esse tipo de recurso tem uma série de vantagens, desde a economia de gastos para a empresa até a qualidade de vida do colaborador.
O mercado de hoje está quase integralmente conectado à internet, o que a torna uma poderosa aliada para testar estruturas e planejar suas estratégias para conseguir alcançar objetivos melhores.
Para o agente de RH, não só a manutenção de seus colaboradores pode ser feita online, mas é possível também agendar entrevistas para profissionais capacitados usando a ferramenta, permitindo que o potencial colaborador faça a entrevista diretamente de sua casa.
Considerações finais
A área de recursos humanos segue sendo um dos principais setores de qualquer corporação. É ela a responsável por motivar o time, explorar recursos e melhorar a produtividade de todos, garantindo que estejam ativos e animados.
Por isso, atentar-se às novidades do mercado e como aplicar isso em sua empresa é fundamental para que você consiga explorar todo o potencial de engajamento de seu projeto as built, por exemplo, com seus colaboradores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário