5 marcos do primeiro ano da wemobi, startup que leva o conceito hi-tech para o transporte rodoviário
Plataforma de viagens de ônibus é a única do setor a usar sistema de reconhecimento facial no embarque de passageiros
São Paulo, 03 de agosto de 2021 - Ir
até a rodoviária para comprar uma passagem de ônibus já é um passado distante,
principalmente em grandes cidades brasileiras. A digitalização do setor vem
acontecendo há alguns anos, movimento promovido principalmente pelas startups
que estão mesclando tecnologia e praticidade para otimizar as viagens
rodoviárias. A wemobi é uma das principais plataformas de mobilidade
responsáveis por essa transformação e carrega em seu DNA uma experiência de
compra totalmente digital, além de ser a única do segmento a usar um sistema de
reconhecimento facial no embarque de passageiros.
A startup, que acaba de completar um ano de
operação, conquistou o público com seu conceito de low cost aliado à oferta de
um serviço mais prático, descomplicado e intuitivo. Recebeu um aporte inicial
de cerca de R$ 8,6 milhões e, mesmo operando com a pandemia ainda em curso no
país e uma série de protocolos de segurança e distanciamento social, conseguiu
conquistar o público e realizar mais de 250 mil viagens. Para setembro, anuncia
o lançamento de 16 novos trechos, além de projetar triplicar esse número até o
final do ano. Para 2022, espera triplicar também seu faturamento, além de fazer
investimentos voltados ao lançamento de novas opções de destinos e à
implementação de novas tecnologias.
Conheça os cinco marcos principais que a startup
deixa para o segmento após este primeiro ano:
Embarque contactless
De forma inédita, a wemobi inova
ao disponibilizar o embarque por reconhecimento facial, totalmente sem contato,
garantindo mais praticidade, agilidade e segurança. Sem precisar de impressão
ou utilização de papéis em todo o processo. Para isso, a tecnologia utilizada é
da empresa Zoox Smart Data, que já aplica essa solução em diferentes redes
hoteleiras no mundo. Os cartões de embarque também são disponibilizados por
meio de QR Code.
Data Science para definição de novos trechos e em
ações de marketing
A revolução de dados já está em curso há algum
tempo e é um dos pilares imprescindíveis não só da transformação digital, como
também da wemobi. A empresa faz uso de ferramentas de Data
Science para decisões de negócios estratégicas, como a definição de novos
trechos que passará a atender e para oferecer, de maneira personalizada, preços
de passagens competitivos dentro do horário e rota que cada cliente prefere
viajar. Os dados auxiliam também a otimizar a gestão dos investimentos da
empresa, que passam a ser cada vez mais aplicados em benefícios diretos para o
público final e menos em serviços de anúncio, por exemplo.
TikTok como principal meio de comunicação com
novos clientes
A wemobi mostra que não é preciso fazer investimentos
milionários em ações de publicidade e faz uso de ferramentas descomplicadas,
como as redes sociais, para atrair os novos consumidores, que tendem a ser
digitalmente engajados. Cerca de 30% dos atuais clientes da empresa a
conheceram por meio das redes sociais, principalmente no perfil no TikTok da wemobi, que
está com cerca de 55 mil seguidores e possui vídeos que bateram a marca de 1
milhão de visualizações. O engajamento da startup com o público é tão
grande que foi criado, por fãs da marca, um grupo no Facebook que atualmente conta com a
participação de mais de 4 mil usuários: os welovers, que
acabam sendo porta-vozes indiretos e defensores da marca.
Experiência de compra low cost e 100%
digital
Como segue um modelo de operação simplificado e
aplica conceitos de low cost-low fare nas tarifas, a startup possui uma
das tabelas de preços mais baixos do mercado, ofertando passagens que custam a
partir de R$ 19,90. A wemobi não possui guichês físicos nas rodoviária;
comercializa os bilhetes no site e via aplicativo, disponível para download
gratuito na Apple Store e no Google Play. O pagamento pode ser feito via
cartões ou usando o recém-lançado PIX. Reagendamentos, cancelamentos e
reembolsos também são feitos por meio das plataformas digitais.
weHELP - o canal de suporte digital 24h para
vítimas de assédio
Após realizar um profundo estudo de mercado e
pesquisas com suas clientes, a empresa decidiu criar o weHELP,
canal de suporte de atendimento exclusivo para mulheres que virem a sofrer
assédio durante as viagens de ônibus. As eventuais vítimas podem contatar
um número de WhatsApp, durante o trajeto, para relatar a situação a uma equipe
de atendimento formada somente por mulheres, disponível 24h por dia todos os
dias. O objetivo da wemobi é ser uma empresa aliada no combate ao
machismo dentro das viagens e da sociedade como um todo.
Dentro dos ônibus, o acesso ao Wi-Fi é gratuito e ainda é possível curtir uma playlist especial no Spotify ou no Deezer, ou se entreter da forma que mais curtir. Seja ouvindo podcasts, assistindo filmes e séries por plataformas de streaming ou ainda acessar e-mails e redes sociais, de forma simples e fácil, sem se preocupar em poupar a bateria dos dispositivos, que pode ser recarregada pelos acessos USB individuais.
A wemobi já vinha em um movimento de expansão e está ampliando cada vez mais as possibilidades de destinos. No Rio de Janeiro, atende em diferentes pontos da cidade, como a Barra da Tijuca, Cabo Frio, Niterói, Novo Rio e Glória. Já em São Paulo, possui saídas nos Terminais Rodoviários Tietê e Barra Funda; e no Shopping Tamboré. Em Belo Horizonte, no Terminal Turístico JK. Em Curitiba, no Terminal Rodoviário de Curitiba, Aeroporto Afonso Pena, com paradas em Londrina, Maringá e Florianópolis.
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