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5 marcos do primeiro ano da wemobi, startup que leva o conceito hi-tech para o transporte rodoviário

 Plataforma de viagens de ônibus é a única do setor a usar sistema de reconhecimento facial no embarque de passageiros

São Paulo, 03 de agosto de 2021 - Ir até a rodoviária para comprar uma passagem de ônibus já é um passado distante, principalmente em grandes cidades brasileiras. A digitalização do setor vem acontecendo há alguns anos, movimento promovido principalmente pelas startups que estão mesclando tecnologia e praticidade para otimizar as viagens rodoviárias. A wemobi é uma das principais plataformas de mobilidade responsáveis por essa transformação e carrega em seu DNA uma experiência de compra totalmente digital, além de ser a única do segmento a usar um sistema de reconhecimento facial no embarque de passageiros.

A startup, que acaba de completar um ano de operação, conquistou o público com seu conceito de low cost aliado à oferta de um serviço mais prático, descomplicado e intuitivo. Recebeu um aporte inicial de cerca de R$ 8,6 milhões e, mesmo operando com a pandemia ainda em curso no país e uma série de protocolos de segurança e distanciamento social, conseguiu conquistar o público e realizar mais de 250 mil viagens. Para setembro, anuncia o lançamento de 16 novos trechos, além de projetar triplicar esse número até o final do ano. Para 2022, espera triplicar também seu faturamento, além de fazer investimentos voltados ao lançamento de novas opções de destinos e à implementação de novas tecnologias.

Conheça os cinco marcos principais que a startup deixa para o segmento após este primeiro ano:

Embarque contactless

De forma inédita, a wemobi inova ao disponibilizar o embarque por reconhecimento facial, totalmente sem contato, garantindo mais praticidade, agilidade e segurança. Sem precisar de impressão ou utilização de papéis em todo o processo. Para isso, a tecnologia utilizada é da empresa Zoox Smart Data, que já aplica essa solução em diferentes redes hoteleiras no mundo. Os cartões de embarque também são disponibilizados por meio de QR Code.

Data Science para definição de novos trechos e em ações de marketing

A revolução de dados já está em curso há algum tempo e é um dos pilares imprescindíveis não só da transformação digital, como também da wemobi. A empresa faz uso de ferramentas de Data Science para decisões de negócios estratégicas, como a definição de novos trechos que passará a atender e para oferecer, de maneira personalizada, preços de passagens competitivos dentro do horário e rota que cada cliente prefere viajar. Os dados auxiliam também a otimizar a gestão dos investimentos da empresa, que passam a ser cada vez mais aplicados em benefícios diretos para o público final e menos em serviços de anúncio, por exemplo.

TikTok como principal meio de comunicação com novos clientes

A wemobi mostra que não é preciso fazer investimentos milionários em ações de publicidade e faz uso de ferramentas descomplicadas, como as redes sociais, para atrair os novos consumidores, que tendem a ser digitalmente engajados. Cerca de 30% dos atuais clientes da empresa a conheceram por meio das redes sociais, principalmente no perfil no TikTok da wemobi, que está com cerca de 55 mil seguidores e possui vídeos que bateram a marca de 1 milhão de visualizações. O engajamento da startup com o público é tão grande que foi criado, por fãs da marca, um grupo no Facebook que atualmente conta com a participação de mais de 4 mil usuários: os welovers, que acabam sendo porta-vozes indiretos e defensores da marca.

Experiência de compra low cost e 100% digital

Como segue um modelo de operação simplificado e aplica conceitos de low cost-low fare nas tarifas, a startup possui uma das tabelas de preços mais baixos do mercado, ofertando passagens que custam a partir de R$ 19,90. A wemobi não possui guichês físicos nas rodoviária; comercializa os bilhetes no site e via aplicativo, disponível para download gratuito na Apple Store e no Google Play. O pagamento pode ser feito via cartões ou usando o recém-lançado PIX. Reagendamentos, cancelamentos e reembolsos também são feitos por meio das plataformas digitais.

weHELP - o canal de suporte digital 24h para vítimas de assédio

Após realizar um profundo estudo de mercado e pesquisas com suas clientes, a empresa decidiu criar o weHELP, canal de suporte de atendimento exclusivo para mulheres que virem a sofrer assédio durante as viagens de ônibus. As eventuais vítimas podem contatar um número de WhatsApp, durante o trajeto, para relatar a situação a uma equipe de atendimento formada somente por mulheres, disponível 24h por dia todos os dias. O objetivo da wemobi é ser uma empresa aliada no combate ao machismo dentro das viagens e da sociedade como um todo.

Vale destacar que os passageiros que precisam viajar agora podem seguir tranquilos com a wemobi, pois todos os veículos da marca seguem rigorosos protocolos de sanitização após todos os trechos, utilizando produtos focados em eliminar bactérias e vírus, incluindo a vaporização interna para desinfecção de todas as superfícies do ambiente. Além disso, testes de qualidade são aferidos periodicamente para assegurar um ambiente mais esterilizado e seguro e, para ajudar na prevenção do coronavírus (Covid-19), está sendo disponibilizado álcool gel na entrada dos veículos e é feita a medição de temperatura dos clientes antes do embarque, além de ser obrigatório o uso de máscara de proteção durante toda a viagem.

Dentro dos ônibus, o acesso ao Wi-Fi é gratuito e ainda é possível curtir uma playlist especial no Spotify ou no Deezer, ou se entreter da forma que mais curtir. Seja ouvindo podcasts, assistindo filmes e séries por plataformas de streaming ou ainda acessar e-mails e redes sociais, de forma simples e fácil, sem se preocupar em poupar a bateria dos dispositivos, que pode ser recarregada pelos acessos USB individuais.

A wemobi já vinha em um movimento de expansão e está ampliando cada vez mais as possibilidades de destinos. No Rio de Janeiro, atende em diferentes pontos da cidade, como a Barra da Tijuca, Cabo Frio, Niterói, Novo Rio e Glória. Já em São Paulo, possui saídas nos Terminais Rodoviários Tietê e Barra Funda; e no Shopping Tamboré. Em Belo Horizonte, no Terminal Turístico JK. Em Curitiba, no Terminal Rodoviário de Curitiba, Aeroporto Afonso Pena, com paradas em Londrina, Maringá e Florianópolis.

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